Será assim...
Kevin Rose, criador do serviço Digg, se incomoda ao ler e-books em aparelhos conectados à internet e não tirar nenhum proveito disso. Para ele, a leitura pode se tornar uma experiência social. Por isso, fez uma lista com as cinco coisas que mais gostaria de poder fazer nos próximos e-readers.
1 Extras
Clicar no nome de uma personagem e ver uma ficha com mais informações sobre ela. Destacar uma palavra e já buscá-la no dicionário ou na web.
2 Anotações
Destacar um trecho de que você gostou muito e gravar uma anotação de voz sobre ele, que poderá ser ouvida por seus amigos
3 Empréstimos
Que tal tornar digital uma prática tão comum nos livros em papel? É emprestar um e-book para um amigo e pegá-lo de volta em apenas um clique.
4 Estatísticas
Ter uma janela que mostre quantas páginas faltam para o fim, qual a média de leitura por minuto e o tempo estimado para terminar o livro.
5 Clube do livro
Reunir amigos dentro de um livro e ver, no índice, em que capítulo cada um está. Acompanhando o ritmo de leitura deles, dá para começar conversas interessantes.
Entrevista com Mike Shatzkin
Fundador e CEO da The Idea Logical Company, empresa que presta serviços de consultoria sobre toda a cadeia produtiva do livro, Mike Shatzkin acredita em uma mudança de hábitos dos leitores e prevê que os livros digitais superarão em poucas décadas, em quantidade e em preferência, seus primos impressos. Ele falou, naa semana sobre o futuro do livro no Fórum Internacional do Livro Digital, evento que precedeu a Bienal do Livro de São Paulo.
São Paulo - O livro digital é como o gás encanado. O produto é idêntico ao que chega pelo botijão mas você só precisa abrir o registro para usá-lo. A comparação é de Zeca Fonseca, autor que publicou eletronicamente seu primeiro livro, O Adorador, e só depois recorreu ao papel para divulgar sua obra. Para ele, os e-books vieram para difundir todo o conhecimento criado pelas pessoas, mas de forma mais rápida. Os livros eletrônicos estão ganhando espaço em todo o mundo. No Brasil, sua força é menor devido aos preços altos resultantes dos impostos de importação. Mesmo assim, eles estão entre os principais assuntos da Bienal do Livro de São Paulo, que vai até o próximo domingo.
Só nos EUA, o mercado editorial eletrônico mais que duplica a cada ano. A Amazon, por exemplo, já experimenta os efeitos dessa migração: em um ano, a venda dos mais de 630 mil títulos de e-books representaram um crescimento de 200%, superando a de livros de papel.
Pessimistas preveem o fim das editoras, mas a maioria dos especialistas acha que esse é o momento certo para elas se reinventarem. O americano Mark Coker aposta em um modelo de publicação digital baseado na autonomia dos autores e na interatividade entre leitores. Em 2009, criou a plataforma Smashwords, que hoje já conta com mais de 6.500 autores profissionais e centenas de independentes.
Funciona assim: o autor formata seu livro de acordo com um manual disponível no site e sobe o arquivo de Word no Smashwords. O site converte-o para o formato certo dos livros digitais e disponibiliza nas maiores lojas de e-books, como Kindle Store, iBooks, Sony Reader Store e Barnes & Noble. Quem determina o preço é o próprio autor, que fica com 85% da receita gerada pelas vendas (menos as taxas cobradas pelo serviço de pagamento online), contra o máximo de 25% pagos pelas grandes editoras americanas.
Esse é um modelo em que autores independentes têm mais facilidade para lançar seus livros no mercado, sem que precisem passar pelo crivo das editoras. Coker diz que não considera justo um editor julgar a obra de alguém e decidir quanto ela vale levando em conta seu potencial de venda. Para ele, o autor deve ter o direito de decidir como seu livro será oferecido aos leitores. "Todos têm o direito de publicar um livro, de fazer parte da literatura", diz.
O Smashwords pretende chegar em breve ao Brasil. Com uma parceria fechada com a editora Singular Digital, todo o conteúdo lá disponível será vendido nos canais brasileiros, e as obras de autores nacionais serão comercializadas nas lojas estrangeiras que abastecem os e-readers de todo o mundo. Até o fim do ano, diz Newton Neto, diretor-executivo da Singular, o Smashwords deve ser trazido completamente traduzido para o país.
Outra aposta da Singular é o livro sob demanda, que permite a impressão rentável de pequenas tiragens. Esse modelo provou ser bem sucedido com a Amazon, que já tem mais de 85% de seus livros vendidos dessa forma. Para Neto, grandes tiragens não fazem mais sentido para a maioria dos livros, pois geram um gasto desnecessário de impressão e armazenamento - além do risco de encalhe. Além disso, dificultam que os leitores encontrem essas obras quando suas edições estão esgotadas, mas ainda não há demanda suficiente para que se imprima outra. Segundo ele, a expansão do mercado de livros digitais nos Estados Unidos foi precedida, do ponto de vista das editoras, pelo modelo de impressão sob demanda, que tornou a experiência de compra mais proveitosa para o leitor e capitalizou os arquivos digitalizados das obras.
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