i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
retomada da economia

Serasa: pedidos de recuperação judicial caem em agosto

  • PorAgência Estado
  • 08/09/2009 10:14

Os pedidos de recuperação judicial alcançaram em agosto o menor patamar do ano, depois de terem subido a partir de novembro em consequência da crise econômica mundial. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta terça-feira (8), foram assinalados 47 requerimentos de recuperação no mês passado, ante 72 ocorrências em julho. A queda, segundo a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, está ligada à retomada da economia a partir do segundo trimestre.

A redução, de acordo com a Serasa Experian, pode indicar que a situação do crédito para as companhias começa a voltar ao normal, como tem ocorrido com os consumidores. No acumulado de 2009, os pedidos aumentaram. De janeiro a agosto, foram solicitadas 510 recuperações, ante 185 no mesmo período de 2008. Segundo os técnicos, a elevação mostra que os obstáculos financeiros das empresas, sobretudo com o aperto de liquidez, exigiram propostas de renegociação com os credores. Essa realidade se reproduz nas recuperações deferidas e concedidas, fases mais avançadas desse processo.

Falências

As solicitações de falência também caíram em agosto, ainda que em menor intensidade. No mês, foram 210 pedidos em relação aos 216 de julho. A respeito das falências decretadas, foram 66 em agosto e 67 em julho. Segundo os técnicos, a ampliação no número de requerimentos de falências pode ser explicada pela cobrança de débitos vencidos e não-honrados. No caso das falências decretadas, são anotadas três situações para as empresas: as que atingiram o grau máximo de dificuldade financeira, as que não realizaram as exigências para solicitar a recuperação judicial e as que não se recuperaram nos processos.

No acumulado de janeiro a agosto, foram 1.595 pedidos de falência em todo o País, um resultado superior aos 1.505 de mesmo período de 2008. Para os próximos meses, a expectativa dos analistas é de que os dados de falências e recuperações mostrem volumes menores, em consequência da retomada econômica, especialmente no último trimestre do ano.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.