• Carregando...

Os servidores da Justiça do Trabalho no Paraná decidiram ontem, em assembléia, suspender a greve iniciada em 17 de maio. As atividades nos tribunais trabalhistas devem ser retomadas a partir da segunda-feira. Durante um mês e meio, não trabalharam cerca de mil servidores de 68 das 77 varas trabalhistas do estado. No país inteiro, o movimento atingiu 24 estados.

Na retomada do serviço, segunda-feira, os servidores paranaenses encontrarão muito trabalho acumulado. Além dos processos que já estavam em andamento e que ficaram parados, as varas trabalhistas devem receber milhares de novas ações judiciais que não deram entrada durante a greve. De acordo com o setor de estatística do Tribunal do Trabalho do Paraná, no ano passado 9,4 mil processos, em média, foram protocolados por mês em todo o estado. O Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho no Paraná, porém, se comprometeu a fazer um esforço concentrado para regularizar o funcionamento das varas trabalhistas em até 90 dias.

Embora a paralisação tenha sido suspensa, a greve poderá ser retomada a partir do início de agosto, quando terminam as férias parlamentares do meio de ano. Esse é o prazo limite dado pelos grevistas para que o projeto de lei de reestruturação da carreira do Judiciário – principal reivindicação da categoria – seja votado pelo Congresso Nacional.

Para acabar com a greve, o governo federal prometeu trabalhar para aprovar o projeto imediatamente após o fim do recesso parlamentar, explica um dos coordenadores da greve no Paraná, o sindicalista José Padilha. "Se o projeto não for votado, nós retomamos a greve", assegura.

O projeto de lei, elaborado pelo Supremo Tribunal Federal, cria novas regras para a carreira de todo o Judiciário brasileiro, prevê medidas antinepotismo e estabelece que no mínimo 80% dos funcionários da Justiça terão que necessariamente ser contratados por concurso público. "A aprovação do projeto era a nossa maior reivindicação", diz Padilha.

Atraso

9,4 mil processos são protocolados, em média, a cada mês no estado, segundo setor de estatística do Tribunal do Trabalho do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]