i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pesquisa Mensal de Serviços

Setor de serviços cresce 9,6% em setembro

Em agosto, a taxa de crescimento foi a segunda menor desde o início da série, quando o índice atingiu 6,1%

  • PorAgência O Globo
  • 19/11/2013 06:22

O setor de serviços no Brasil cresceu 9,6% em setembro de 2013, em relação a igual mês de 2012, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Em agosto, a taxa de crescimento foi a segunda menor desde o início da série (iniciada em janeiro de 2012), superior apenas à registrada em março, quando o índice atingiu 6,1%.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre deste ano vai trazer informações mais completas e precisas sobre o comportamento do setor de serviços, afirma o instituto. O IBGE irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano e que, por enquanto, mede apenas a receita do setor.

"Com certeza haverá um impacto no resultado porque passamos a ter uma informação mais completa", disse a economista do IBGE Rebeca Palis. "Não dá para dizer ainda se o impacto será grande ou não", reitera.

A série histórica do PIB será recalculada desde o início do ano passado. A divulgação do PIB do terceiro trimestre está agendada para o dia 3 de dezembro. O setor de serviços respondeu em 2012 por 68% da riqueza produzida no país.

Palis ressalta que a pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB, e que as referências e fontes anteriores não serão descartadas.

"Teremos uma informação adicional importante sem abandonar as anteriores", afirmou ela. O "pedaço" do PIB de serviços que vai incorporar novas informações incluiu serviços de transportes, informação e parte do segmento "outros serviços", incluindo alojamento, alimentação e hotelaria.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.