• Carregando...

Passada a correria das vendas de Natal, o comércio varejista abriu ontem a temporada das trocas de presentes. No calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, o intenso movimento de pedestres com sacolas nas mãos fazia o contraponto a outras ruas da cidade, esvaziadas por causa das viagens de férias.

"Mais ou menos metade do movimento é só de troca de presentes", disse Raquel Marques, gerente da Ozires Magazin. Marisa Alves Pereira, da W. Friends, já não lembrava quantas trocas havia feito. "O pessoal aproveita para fazer a troca agora, porque muitos estão prestes a viajar. E depois o número de opções diminui, já que muitas fábricas de confecção entram em férias coletivas e reduzem as entregas."

Mas esta semana não servirá somente para encontrar um sapato menos apertado ou uma camiseta mais justa que aquela recebida no Natal. Algumas lojas aproveitam o grande número de consumidores trocando seus presentes para convencê-los a fazer novas compras. E o melhor argumento para isso é o preço reduzido. Em alguns shopping centers e no comércio de rua, o movimento de liquidações já começou.

A loja de moda feminina Savina, por exemplo, já vendia ontem todas as peças com 30% de desconto – e era impossível caminhar lá dentro sem esbarrar em alguém. "Mais ou menos metade desse movimento é para trocas, e a outra metade é para aproveitar a promoção", disse uma vendedora.

Ao contrário do que é observado no comércio de rua, o gerente da Vila Romana do Parkshopping Barigüi, Carlos Zanata, diz esperar que o maior volume de trocas se concentre depois do réveillon. "Muita gente já está viajando. Por isso, as trocas devem se concentrar mais em janeiro." Já na Fnac, que vende de livros a produtos eletrônicos, a expectativa é de que 60% das trocas sejam feitas até sexta-feira, antes das festas de ano-novo.

Embora nenhum dos grandes shoppings curitibanos esteja realizando liquidações oficiais, algumas lojas já fazem promoções por conta própria. A Vila Romana, especializada em moda masculina, oferece algumas peças com descontos de até 50%. Uma camisa manga longa que até semana passada era vendida por R$ 109, por exemplo, agora sai por R$ 54,90.

No shopping Curitiba, pelo menos 11 lojas estão liqüidando roupas e calçados da coleção de verão. Para fevereiro, o Curitiba prepara a promoção "Três dias e meio de loucura", quando todas as lojas vendem artigos a preços reduzidos. Mas a data exata ainda é mantida em segredo. O shopping Crystal também prepara sua liqüidação para fevereiro, no dia 15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]