• Carregando...

O Alerta Geada, serviço de acompanhamento meteorológico desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), está ativada desde a segunda-feira (2). O serviço existe há 16 anos e é ajuda produtores a decidir sobre a adoção de medidas preventivas nas lavouras novas de café, com até dois anos de plantação. As previsões podem ser obtidas pelo site do órgão ou por telefone.

O sistema conta com pesquisadores que emitem um aviso, com até 48 horas de antecedência, caso detectem o avanço de massas de ar frio com potencial para causar geadas na região de produção cafeeira do estado. Caso a movimentação das massas de ar se confirmem, um segundo comunicado é emitido 24 horas depois. Para receber as mensagens, basta se cadastrar no e-mail do serviço.

De acordo com o pesquisador Marcos Pavan, em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado, o aviso com 48 horas de antecedência tem certo grau de imprecisão, mas é emitido para que o cafeicultor possa se planejar. O segundo comunicado é muito mais preciso.

Proteção da lavoura

O Iapar orienta os cafeicultores a tomarem medidas de proteção para a lavoura em casos de geada. Para as plantações com até seis meses, é recomendado o enterrio das plantas, que podem ficar cobertas por, no máximo, 20 dias. No caso de viveiros, as mudas devem ser protegidas com cobertura vegetal ou de plástico, que precisam ser retiradas assim que o risco de geadas cessar.

Para as lavouras maiores, entre seis meses e dois anos, a indicação é o procedimento chamado de "chegamento" de terra no tronco. A prática, que deve ser feita no mês de maio, tem como objetivo proteger as gemas para facilitar a rebrota da planta em caso de geada severa. A terra deve ser retirada até setembro, para que as plantas não sofram danos por causa de lesões causadas por altas temperaturas.

Café

A estimativa é de que haja aproximadamente 90 mil hectares de café cultivados no estado. Destes, cerca de 2,5 mil tem até dois anos e devem ser protegidos das geadas. O sistema Alerta Geada permanece em funcionamento de maio até o fim da primeira quinzena de setembro.

Serviço

As previsões podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone (43) 3391-4500. Os agricultores podem se cadastrar para receber mensagens eletrônicas por e-mail.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]