• Carregando...
Hélio Costa, Roberto Irineu Marinho e Mariano Lemanski, da RPC, acionam o botão que colocou a RPC-TV Digital em operação. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Hélio Costa, Roberto Irineu Marinho e Mariano Lemanski, da RPC, acionam o botão que colocou a RPC-TV Digital em operação.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Às 20h25 de ontem, os moradores de Curitiba e região metropolitana entraram na era da tevê digital. Neste horário, na sede da RPC-TV em Curitiba, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, e o vice-presidente da RPC Mariano Lemanski acionaram o botão que colocou no ar a RPC-TV Digital. O canal que vai operar com o sinal será o 41 da freqüência UHF.

A RPC iniciou a transmissão de sua programação sob este novo sistema, fazendo de Curitiba a primeira capital do Sul do país a adotar a tecnologia. A solenidade contou com a presença de 300 convidados, entre autoridades, empresários e profissionais do setor de comunicação.

Guilherme Döring Cunha Pereira, vice-presidente da RPC, destacou a tevê digital como um "recurso poderoso de integração entre as pessoas, de ampliação do acesso à cultura, de oferta de mais serviços, informação e entretenimento aos cidadãos desta região." Para Pereira, o início das transmissões em alta definição tornará viável "a construção de uma sociedade mais vigorosa e bem estruturada."

O diretor geral da RPC-TV, Luiz Cláudio Vieira, explicou que a tevê digital é fruto de dois anos de trabalho de engenheiros e técnicos da emissora, da Rede Globo e de instituições de ensino. Vieira explicou que dentro de três anos a tevê digital da RPC deve estar disponível para todo o estado.

Segundo o diretor comercial da Rede Globo, Octávio Florisval, a intenção da empresa é que o número de emissoras digitais em todo o Brasil chegue a 30 em dois anos. Para ele, a grande revolução da tevê digital será a possibilidade de "ampliar a audiência fora do lar."

Entre as autoridades presentes estava o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que destacou o avanço tecnológico e cultural que a tevê digital representa para a cidade. "É um avanço para a comunicação social. Certamente vai haver um aceitação muito positiva que vai movimentar toda a economia."

Após a inauguração oficial da tevê digital, os convidados assistiram à primeira transmissão em alta definição. Os blocos finais do Jornal Nacional de ontem e o capítulo da novela A Favorita – uma das produções da Rede Globo no sistema de alta definição que permite ao usuário de uma tevê Full HD perceber a imagem e o som com riqueza de detalhes. O jogo após a novela, entre Palmeiras e Argentinos Juniors, pela Copa Sulamericana, também foi transmitido em alta definição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]