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Fora do ar desde a manhã do dia 1.°, o Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) do Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, começou a ser restabelecido no final da tarde de ontem. O problema provocado por uma peça queimada fez com que cerca de 60% das cargas que passam pela fronteira todos os dias ficassem paradas na região aguardando liberação.

Por volta das 17 horas, o pátio da estação aduaneira estava lotado com 725 caminhões – a maioria vinda do Paraguai e da Argentina –, e outros 224 aguardavam em transportadoras e em postos de combustíveis para dar continuidade ao processo de desembaraço. A delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu estima que o sistema e a telefonia fixa, também prejudicada, sejam totalmente restabelecidos ainda hoje.

Interligado em todo o país por uma conexão de internet, o Siscomex é responsável pelo gerenciamento de todas as importações e exportações do país. Sem ele, apenas as cargas dirigidas aos canais verde (sem fiscalização) e amarelo (fracionadas) podem seguir viagem normalmente. De acordo com a RF, se a falha tivesse ocorrido em um época de mais movimento, os transtornos seriam muito maiores.

Parte da demora na solução do problema foi provocada pelo tempo necessário para que a peça trazida de Maringá, no Noroeste do estado, chegasse até Foz do Iguaçu, pouco depois das 10 horas. Desde então, técnicos da operadora que presta os serviços de comunicação no porto seco intensificaram os trabalhos para normalizar a situação. A expectativa era que até o início da noite cerca de 100 caminhões fossem liberados.

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