• Carregando...

Os contribuintes aproveitaram a Quarta-Feira de Cinzas para enviar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Cerca de 40% das declarações entregues desde o início do prazo – no dia 1.º de março –, foram processadas ontem, após o recesso de carnaval. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que recebe as declarações, ficou fora do ar desde a última sexta-feira para manutenção do sistema.

Durante a pausa, os contribuintes só puderam preencher e gravar a declaração. Com a volta das operações de envio na manhã de ontem, a Receita recebeu 347 mil documentos, totalizando 918 mil declarações até as 17 horas. O número representa 3,8% da base de contribuintes em todo o Brasil. No Paraná, 45,1 mil contribuintes já prestaram contas ao Leão, o que representa 2,9% do total de contribuintes obrigados a declarar no estado.

A Receita divulgou ontem um alerta sobre correspondências enviadas aos contribuintes pelo correio solicitando a regularização de dados cadastrais. A prática consiste em golpe para acessar dados, como o número e a senha da conta bancária e de outros documentos.

Segundo a Receita, esse tipo de crime vem ocorrendo há anos, no período de entrega da declaração. O alerta é para que o constribuinte ignore esse tipo de documento, assim como e-mails enviados com a mesma finalidade. Segundo o órgão, os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) ou procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]