A empresa de chamadas telefônicas pela Internet Skype acredita que o mundo da telefonia móvel ainda não está pronto para uma versão de seu serviço que poderia ser baixada em qualquer celular, por causa das tarifas elevadas cobradas pelas operadoras.

CARREGANDO :)

Os serviços da Skype precisam de uma conexão rápida com a Internet para chamadas de voz, deixando de lado o uso das redes de telefonia tradicionais. Chamadas via Skype a outros usuários do software Skype são gratuitas, e telefonemas a números convencionais têm preço menor que o cobrado por operadoras fixas uma vez que a chamada circula em parte pela Web.

Se um usuário de celular tiver uma conexão móvel de dados de baixo custo, o uso do Skype, especialmente para ligações de longa distância, poderia representar economia substancial -mas até o momento não existem muitos planos baratos para transmissão de dados sem fio.

Publicidade

A empresa recentemente lançou uma versão do software Skype destinada a um celular Nokia de terceira geração que funciona em uma rede de banda larga sem fio controlada pela operadora 3, o que reforçou as expectativas de que o serviço em breve esteja disponível para mais celulares. A 3 é controlada pela Hutchison Whampoa, no Reino Unido.

Mas o vice-presidente de desenvolvimento de negócios de hardware e software da Skype, Eric Lagier, disse em entrevista na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, que embora o trabalho de desenvolvimento esteja sendo executado, a maior parte das demais operadoras de telefonia móvel não havia criado pacotes atraentes e a preço fixo para acesso a redes de banda larga, o que é necessário para que as vantagens da telefonia via Internet possam ser aproveitadas ao máximo.

De fato, a maioria das operadoras de telefonia móvel tem tarifas baseadas em volume de uso -quanto mais megabytes baixados, maior o preço.

- Não queremos estar numa situação em que alegamos que a Skype é grátis e, no final do mês, nossos usuários têm de pagar contas salgadas pelo uso da banda larga - disse Lagier.

A operadora 3 é um dos raros casos de rede móvel que abriu acesso de banda larga a preços relativamente baixos. Por cinco libras (US$ 9,69) ao mês, o assinante ganha acesso ilimitado a telefonemas via Skype, além de acesso ilimitado à Internet, podcasts e ao comunicador instantâneo Windows Live Messenger.

Publicidade