• Carregando...
 | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Nascido em Florianópolis, mas atuando há muitos anos em Curitiba, o arquiteto Manoel Coelho (foto) assina diversos projetos na capital. Sua empreitada mais recente é o Expo Renault Barigüi, espaço de eventos no Parque Barigüi, que será reinaugurado no dia 21. No dia 16 de agosto, a Feira Mundo Gastronômico – feita em parceria entre o Grupo Positivo, permissionário do espaço, e a Gazeta do Povo – vai marcar o início das operações no local. Coelho contou mais detalhes sobre o projeto ao repórter Igor Castanho:

Quais foram as exigências envolvidas na concepção do projeto?

Tenho uma parceria de longa data com o grupo Positivo, e fui chamado para participar da concorrência, atuando junto com o consórcio. No edital a prefeitura apresentou algumas demandas, como aspectos de sustentabilidade, adequação ao perfil do parque e o tamanho do espaço. O Positivo apontou os tipos de eventos que pretende fazer, e então projetamos o pavilhão e as demais estruturas dentro dessas necessidades. Ao todo são 8 mil metros quadrados de área total, sendo 5 mil metros no pavilhão principal, que é em plano aberto, sem nenhum pilar.

Que inovações poderão ser vistas no novo espaço?

Procuramos melhorar o acesso, tanto para pessoas como para veículos e equipamentos. As instalações foram feitas visando obter uma grande flexibilidade, podendo receber todo o tipo de evento, com pontos de luz, água e telefone sob o piso. Além disso, temos recursos de sustentabilidade, como reaproveitamento de águas pluviais e um sistema de ventilação que dispensa o uso de ar-condicionado. Também foi feito um plano de ajardinamento nas paredes externas, para deixá-las cobertas por folhagens.

Por estar localizado no Parque Barigüi, e ter recebido muitos eventos no passado, o espaço tem um apelo histórico. De que forma tentou-se preservar isso?

Ao iniciar o projeto, a primeira fase foi realizar uma pesquisa intensa e profunda sobre o tema, para então partir para as propostas e soluções. Eu me lembro de quando o pavilhão foi construído, pois estava na equipe do Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba], então vivi parte disso. Também pesquisamos as novas tecnologias e ferramentas que poderíamos utilizar e que seriam viáveis.

Como foi a execução das obras?

A construção foi realizada rapidamente, pois adotados um sistema construtivo eficiente, com cobertura em estrutura metálica e uso de concreto pré-moldado para as paredes. Todo o material antigo, que pertencia ao velho pavilhão, não foi jogado fora e acabou sendo doado a projetos sociais.

* * * * *

Eficiência

Com parceria de alemães e búlgaros, o Senai Paraná inaugura nesta quarta-feira, em Curitiba, o primeiro Laboratório de Eficiência Energética em Acionamentos Elétricos do Brasil. A estrutura vai funcionar na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) com a contribuição da empresa AMK, da Alemanha, e da Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária.

O laboratório fará pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Uma melhor regulagem dos motores proporciona maior rendimento dos sistemas elétricos e diminuição mensal dos custos de energia. A tecnologia utilizada no desenvolvimento dos equipamentos permite que eles sejam levados para dentro das empresas.

Além de atender a empresas de todo o estado, o laboratório também vai ajudar a formar profissionais e prestará assessoria às empresas que desejem melhorar seus processos.

90 anos do rádio

Empresários, comunicadores e especialistas de rádio e de televisão de todo o país se reúnem nesta semana para os debates do 26.º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o maior evento do segmento na América Latina. O encontro tem como tema "O Brasil e o mundo grátis" e celebrará os 90 anos do rádio, os 40 anos da tevê a cores e os 50 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). Entre os temas de destaque estão tecnologia e inovação, rádio e tevê digital, liberdade de imprensa; convergência de mídias; e empreendedorismo. Haverá transmissão ao vivo pela internet no www.congressoabert.com.br.

Um dos debates deve agitar especialmente o congresso: a atuação de grupos estrangeiros no mercado jornalístico brasileiro, descumprindo a lei que exige 70% de capital nacional em empresas de radiodifusão e mídia impressa no país.

Mutirões

Até o fim deste ano, R$ 180 milhões devem retornar ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH) como resultado dos mutirões de conciliação promovidos na Justiça Federal com o apoio da Corregedoria do CNJ. A meta para 2012 é promover 10.707 audiências de conciliação em todo o país, reduzir o estoque de processos relacionados ao SFH e garantir maior tranquilidade aos mutuários que há anos tentam na Justiça renegociar suas dívidas, para realizar o sonho da casa própria.

Impulso para empreender

O primeiro portal de crowdfunding para microempreendedores do Brasil ganhou nova versão. O site da Aliança Empreendedora é uma plataforma de financiamento colaborativo, e qualquer pessoa pode contribuir para que se concretizem as ideias de microempreendedores ou organizações. Em troca da doação, os microempreendedores e organizações autores de projetos oferecerão aos impulsionadores recompensas criativas ligadas ao projeto.

Qualquer microempreendedor ou organização que apoia microempreendedores no Brasil pode inscrever seu projeto através do próprio site. Uma vez inscritos, somente aqueles que se encaixam nos critérios poderão captar através do Impulso. O endereço é www.impulso.org.br.

Para administradores

O Conselho Regional de Administração do Paraná promove em junho um curso e dois cafés com palestra para os associados se atualizarem sobre gestão de escritórios de advocacia, consultoria empresarial e a contribuição da arte e do design para os negócios. As informações podem ser obtidas no endereço www.cra-pr.org.br/eventos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]