• Carregando...

Pesquisadores desenvolvem um software que auxilia a utilização de computadores por pessoas que apresentam baixa visão. O software X Lupa está sendo testado por 18 alunos da rede pública de Medianeira e de Cascavel, ambas no Oeste do Paraná. O programa muda a cor do fundo da tela do computador - isso porque existe semelhanças entre a baixa visão com o daltonismo - e trabalha com a estimulação visual. O X Lupa utiliza com a técnica da inteligência artificial para que os alunos possam ler na tela do computador.

O software está sendo desenvolvido há cinco anos por alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pesquisadores, oftalmologistas e professores da rede pública.

"Essa ferramenta ajuda o professor a trabalhar na estimulação visual de crianças que não são cegas, mas precisam se adaptar a essa maneira de ler. Muitas das adequações do software foram sugestões dos próprios usuários", afirmou o coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, Jorge Bidarra.

Os pesquisadores já fazem testes para incluir som no X Lupa, para isso o leitor de tela funcionará como sintetizador de voz.

É possível baixar gratuitamente o software no site www.unioeste.br/nit. Clique em "Projetos do NIT" no menu que fica no lado esquerdo da página e depois é preciso entrar no link "Em Desenvolvimento" e depois em X Lupa. O software X Lupa está sendo apresentado no LatinDisplay, que é um fórum internacional organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo). O evento acontece até 19 de novembro, em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]