Uma das grandes febres da década de 80 e cultuado até hoje, o Cubo Mágico pode ser considerado como um dos quebra-cabeças mais conhecidos – e frustrantes – da história. Criado em 1974 pelo professor de arquitetura Ernö Rubik, da Escola de Artes Aplicadas de Budapeste, Hungria, o brinquedo, cujo desafio é fazer com que cada um dos seus lados tenham uma mesma cor, pode assumir até 43.252.003.274. 489.856.000 combinações diferentes, onde raciocínio, paciência e macetes são alguns dos requisitos mínimos para quem quiser se aventurar a solucioná-lo.

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E se você nunca conseguiu resolver o cubo mágico e há anos ele vive jogado em um canto do seu armário, desenterre–o agora mesmo, porque nos próximos minutos ele estará totalmente desembaralhado! Qual a mágica? O ótimo e gratuito utilitário "Cubes", desenvolvido por Maarten van Gestel e disponível no endereço http://home.hetnet.nl/ ~rubik/. Tudo pronto? Então vamos lá...

Após transferir o programa e descompactá-lo em um diretório à sua escolha, clique no arquivo "Cube.exe". A tela que se abre é de um programa comum, com a imagem de um cubo no centro da janela.

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Diminua a velocidade das animações do programa para que possamos ver com nitidez os passos necessários para solucionar o cubo. Para isso, clique no item "Animation Speed", do menu "File", e arraste o botão até a indicação "Slow". Clique em OK para voltar ao programa.

Clique no item "New Cube" e uma nova janela será exibida com um cubo em branco. Note o retângulo no canto superior esquerdo de um dos lados do cubo: ele está piscando. Clique em uma das seis cores que estão disponíveis na paleta da direita para indicar a cor nessa mesma posição de um dos lados do seu cubo. Assim que uma cor for clicada, será a vez de especificar a cor do próximo retângulo (também piscando), até preencher totalmente um lado do cubo e partir para outro. Use sempre o seu cubo como referência, rotacionando–o como demonstrado no programa. É um passo importante. Se você errar, clique nas setas para corrigir um retângulo. Assim que o cubo estiver totalmente preenchido, clique em OK.

Se for exibida uma mensagem dizendo que será necessária uma chave–de–fenda para solucionar o cubo, não se desespere. É apenas uma bem–humorada indicação de que houve um erro na hora de especificar as cores do seu cubo. Nesse caso, clique em OK, "Clear" e repita a operação.

Agora vem a parte mais importante: deixar o software solucionar o cubo! Clique no item "Solve" ou pressione a tecla F12. O número de movimentos calculados pelo programa será exibido, bastando agora seguir os passos demonstrandos pela animação. Coloque o cubo na mesma orientação que está sendo exibida pelo programa e clique uma só vez em "Next". O primeiro movimento será exibido em uma breve animação, que você também deve executar no seu cubo. Reveja o cubo exibido pelo programa e o seu para conferir se eles batem. Caso afirmativo, clique novamente no botão "Next" para ver o próximo movimento ou pressione "Previous" para rever qual foi o movimento. Repita esses passos até que o cubo – finalmente! – esteja resolvido.