• Carregando...
Entenda como funciona o equipamento que consegue decodificar os dados digitais |
Entenda como funciona o equipamento que consegue decodificar os dados digitais| Foto:
  • Agostinho Czelusniak e família: home theater comprado há oito anos, mas compatível com a tevê digital
  • Cabo HDMI: um único fio, que leva áudio e vídeo de alta qualidade para tevês de alta definição

Das revoluções que a tevê digital promete provocar na tela dos paranaenses, a qualidade impecável de som é complemento fundamental para acompanhar a transmissão sem chiado, com qualidade de cinema. Quem tiver um home theater – sistemas de áudio integrado com vários canais de som – poderá ouvir boa parte da programação como se fosse real. O detalhe é que nem todo sistema de som vai ser capaz de transmitir com essa qualidade.

"É necessário que a televisão tenha uma entrada de HDMI e saída de som digital, que é um sistema que leva em um único cabo o áudio e vídeo em alta qualidade do set-top box para a tevê. Aí o usuário pode usufruir da qualidade de som e imagem que a televisão digital oferece", comenta o consultor de áudio e vídeo Marcos Pereira, da Euroaudio.

HDMI é a sigla em inglês para Interface de Multimídia de Alta Definição, um único cabo leva áudio e vídeo compactados através de fios banhados a ouro para a tevê de alta definição, que repassa o som para o distribuidor do home theater.

"Esse tipo de conexão digital está disponível nos monitores de tevê digital e é através dela que o usuário deverá conectar o set-top, que recebe sinal via antena, ao televisor", explica o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Alexandre Pohl, um dos coordenadores das primeiras transmissões digitais feitas pela RPC/TV Paranaense, em junho.

Pohl afirma que os monitores analógicos, os mais comuns, apresentam duas saídas de áudio – os cabos vermelho e amarelo – que são o som estéreo ou direito e esquerdo. "O sistema digital poderá transmitir o sinal em seis canais para quem tem o home theater em casa. São duas caixas laterais para o som estéreo, duas caixas traseiras e uma a frente do usuário, que também reproduz sons de baixa frequência. Essa configuração é chamada de 5.1", esquematiza.

Mas as cinco caixas que custaram um bom dinheiro ainda não se tornaram obsoletas. É possível utilizá-las normalmente com televisores sem a entrada HDMI, mas sem som digital."Dependendo do aparelho, vai ser um som emulado em cinco canais, mas não é o som na frequência em que está acontecendo.", comenta Pereira, da Euroaudio.

Agostinho Celso Czelusniak comprou seu home theater há oito anos. Na época foi um investimento alto, pois não existiam os modelos populares. Ele esperou mais de uma semana para que a tevê encomendada, com entrada HDMI, chegasse a loja. "Quando fomos comprar já perguntamos sobre a entrada, para poder usar com o aparelho que temos aqui em casa", diz.

Ele diz que vai esperar para conhecer as vantagens da tevê digital antes de comprar um set-top. "Vamos aguardar pra ver se o que vem por aí é bom mesmo. Não vamos correr na frente", brinca.

Quem deseja investir numa aparelhagem digital pode montar um projeto com arquiteto e técnicos especializados. "O melhor dos projetos é que fica bem claro ao cliente quais são as possibilidades do equipamento e do que ele irá precisar, sem a surpresa de investir em um equipamento que não vai lhe trazer tudo o que ele espera", afirma o arquiteto Daniel Casagrande. Um sistema completo, com infra-estrutura de fiação, tevê de 70 polegadas e projeção sai, em média, entre R$ 100 a 200 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]