• Carregando...

A fábrica da empresa japonesa de pneus Sumitomo Rubber que está sendo instalada em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, será inaugurada em 3 de outubro. O anúncio foi feito pelo governo do Paraná na terça-feira (23). A fábrica deve gerar aproximadamente 1,5 mil empregos diretos.

A planta da Sumitomo em Fazenda Rio Grande foi anunciada em janeiro de 2012. A fábrica é a primeira unidade do grupo fora da Ásia. No local, devem ser produzidas as duas marcas da companhia japonesa: a Dunlop, mais voltada aos carros de passeio; e a Falken, linha de alta performance da empresa.

A unidade recebe investimentos orçados em R$ 560 milhões. A área da fábrica é de 500 mil metros quadrados, 84,5 mil dos quais são de área construída.

As obras na unidade foram afetadas temporariamente por consequência da greve dos funcionários da terceirizada Sankyu S.A., que atuam na montagem de máquinas industriais da Sumitomo. A categoria fez duas paralisações no fim de fevereiro, reivindicando melhorias nas condições de trabalho. A questão foi levada ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e a Justiça decretou a abusividade da greve em 26 de fevereiro. A paralisação foi encerrada no mesmo dia, e os trabalhadores retornaram ao trabalho em 27 de fevereiro.

Investimentos em Fazenda Rio Grande

No último domingo (21), a Gazeta do Povo publicou reportagem sobre os investimentos que Fazenda Rio Grande tem atraído. Multinacionais e empresas de cidades próximas que não têm espaço para crescer em seus locais de origem devem se instalar na cidade.

Pelo menos 11 companhias de médio e grande porte estão construindo ou planejam erguer fábrica no município, que fica às margens da BR-116, ao sul de Curitiba. A prefeitura conta com a geração de 10 mil empregos nos próximos anos, o que praticamente dobraria o número de trabalhadores formais do setor privado – hoje são cerca de 11 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]