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As perdas no varejo supermercadista brasileiro em 2011 somaram, em média, 1,96% da receita operacional das empresas no ano, queda de 0,30 ponto porcentual em relação a 2010. É o que conclui a 12.ª edição da pesquisa elaborada pelo Provar/FIA, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Nielsen e o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar). O levantamento, feito com 262 supermercados, apontou que as principais causas de perdas no varejo deste segmento são a quebra operacional (33%); o furto externo (19%); os erros administrativos (16%); o furto interno (15%); ao passo que fornecedores e outros ajustes contabilizam 10% cada. De acordo com a pesquisa, os produtos com validade vencida continuam registrando a maior causa da quebra operacional nas redes de supermercados, com 35%. Outras causas foram produtos danificados por colaboradores (20%) produtos danificados por clientes (17%), causas adversas (16%) e embalagens vazias com conteúdo furtado (14%).

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