São Paulo As vendas do setor supermercadista continuam em alta neste ano, com crescimento de 6,55% no faturamento no primeiro quadrimestre, com relação ao mesmo período em 2006, já descontada a inflação. Para o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, "um cenário tão positivo assim não se vê desde a década de 70".
No confronto de abril com igual mês do ano passado, o aumento foi de 4,36%. Já com relação a março deste ano houve queda de 0,41% nas vendas.
O calendário foi apontado por Honda como um dos motivos para a queda de um mês para o outro. Março teve cinco sábados, tradicionalmente o melhor dia para o setor, e a Páscoa segunda melhor data para os supermercados foi comemorada no início abril, o que levou parte dos consumidores a anteciparem as compras.
Com o bom resultado no acumulado do ano, o presidente da Abras reviu a meta de crescimento para 2007, que passou para 5%, contra uma projeção inicial entre 3% e 4%. O aumento da oferta de crédito, da massa salarial e o dólar em queda favorecem o setor, mas o endividamento dos consumidores já preocupa, diz Honda.
-
Um guia sobre a censura e a perseguição contra a direita no Judiciário brasileiro
-
O “relatório da censura” e um momento crucial para a liberdade de expressão
-
Braço direito de Moraes no STF já defendeu pena de morte e é amigo de Val Marchiori
-
Três governadores e 50 parlamentares devem marcar presença no ato pró-Bolsonaro de domingo
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025