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A Pro Teste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor realizou nova pesquisa anual com 12 bancos, e constatou que a diferença de custos dos serviços pode, em um ano, chegar a R$ 552. Na comparação das 57 cestas dos serviços mais freqüentes na vida do consumidor que tem conta corrente houve diferença de 460%. Um dos casos de maior economia que poderia ser feita seria o correntista deixar de pagar pelos serviços da MultiCesta 2 do Real (R$ 672) e optasse, por exemplo, pelo pacote básico de tarifas do Safra (R$ 120), usando os mesmos serviços.

Na comparação com o último levantamento foi constatado um aumento de mais de 160% em alguns serviços bancários, como o envio do talão de cheques pelo correio pelo Itaú, para uma inflação oficial inferior a 4%. A MultiCesta 2 do Real acumulou alta de 58,33% em um ano.

É importante o consumidor avaliar com cautela se todos os serviços bancários que paga são essenciais. Desta vez o estudo concluiu que pagar pelos serviços avulsos, para determinados perfis, compensa mais do que aderir aos pacotes de tarifas – as chamadas cestas. Os bancos nem sempre oferecem pacotes que atendam ao perfil de uso do cliente. Foram avaliadas 57 cestas de serviços do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco. A Pro Teste definiu três perfis de uso para os serviços de transferências, saques, extratos e cheques. De acordo com a pesquisa, o meio mais barato de usar serviços como transferências e consultas a extratos é pela internet.

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