• Carregando...

A quarta geração da telefonia móvel, conhecida como 4G, chega a Maringá nesta sexta-feira (30) para uso imediato. Com uma velocidade que chega a ser dez vezes maior que a do 3G, o sinal chegará pela Telefônica Vivo. Além de Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais também serão contempladas.

A velocidade do 4G pode chegar a 10 megabytes. Os testes preliminares da Vivo apontaram uma média de 10 MB para downloads (quando o usuário baixa um arquivo) e até 6 MB para uploads (quando envia um arquivo).

O diretor da Vivo no Paraná e em Santa Catarina, Jackson Rodrigues, alertou que o 4G só poderá ser acessado por aparelhos compatíveis. "O cliente precisa de um smartphone compatível para operar o 4G. Substituímos o chip antigo e alteramos o plano no sistema do cliente, disponibilizando todas as informações sobre contratação ou migração de planos."

Rodrigues garantiu que os clientes poderão usar a tecnologia em diversos modos, desde a internet rápida via celular até roteadores para residência. "Temos um compromisso na contratação do serviço de cobrir as cidades sedes da Copa do Mundo até dezembro, bem como as subsedes até maio do próximo ano. Vamos antecipar Maringá pela importância da cidade."

Para ter acesso ao sinal do 4G, o cliente terá de desembolsar entre R$ 149 e R$ 519 mensais pela Vivo. A empresa informou que um roteador 4G pode chegar a fazer conexão simultânea para 32 aparelhos.

Além da velocidade, a taxa de transferência de dados do 4G é diferente da geração anterior. Enquanto os aparelhos 3G captam uma frequência de dados de 850 MHz a 2,1 mil MHz, a 4G é de 2,5 mil MHz.

Cronograma

A Vivo não informou quais serão as próximas cidades do interior paranaense a receberem o sinal. Segundo a empresa, tratam-se de informações estratégicas e, por isso, confidenciais.

Demais empresas

A reportagem entrou em contato com as unidades maringaenses da Claro, da Oi e da Tim. Todas informaram que ainda não possuem o sinal 4G em Maringá.

Por meio da assessoria de imprensa, a Oi não informou quando instalará a tecnologia em Maringá, mas garantiu que todas as sedes da Copa do Mundo, as capitais e as cidades com mais de 500 mil habitantes serão atendidas com 50% de cobertura até dezembro deste ano. O cronograma da empresa atende ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já a TIM informou, também por meio de comunicado enviado pela assessoria de imprensa, que viabilizará o sinal 4G para Maringá até dezembro de 2015. A empresa começou a oferecer a tecnologia na terça-feira (27) em Curitiba.

A assessoria da Claro informou apenas que a operadora segue o cronograma de cobertura 4G estabelecido pela Anatel, não informando uma data para que o serviço esteja disponível em Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]