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Tecnologia para servir com propósito: fornecer serviços que satisfaçam necessidades e agreguem valor
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Que a tecnologia transforma o mundo, isso todo mundo sabe. E não é uma novidade do deste século. A invenção da prensa, da lâmpada elétrica, do telefone, do motor a vapor, do carro, da TV, do computador, do celular. Tudo isso trouxe mudanças econômicas, culturais e sociais e possibilitou mais conforto e comodidade ao ser humano.

Inovar é isto. É descobrir ou produzir algo que não existe, mas que ajuda em ações individuais ou no convívio em sociedade. Num mundo mais tecnológico, a busca principal nos negócios é por algo que faça sentido; que tenha um propósito de existir. E com a competição cada vez mais acirrada, os pequenos empresários que não se atualizarem deixarão de atrair clientes.

Para a consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) Márcia Giubertoni, ser um empreendedor inovador é estar atento ao que não vai bem. “É preciso encontrar problemas, pois atrás de um problema há possibilidade de inovar”.

A consultora explica que é necessário estar informado quanto às novidades do mercado para entender o consumidor e surpreendê-lo com novas soluções. O cliente deve vir sempre em primeiro lugar. Para pensar soluções diferentes, é preciso olhar o que o consumidor quer, como ele quer e entender de quais experiências ele sente falta.

O Sebrae busca ajudar nesse processo. A cada dois anos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas produz um Guia de Tendências para auxiliar os pequenos empreendedores com os próprios negócios. A publicação 2020-1 foi divulgada no dia 19 e está disponível para consulta. (www.sebrae.com.br).

Mais saúde

Uma das fortes tendências nos negócios envolve a questão da busca por mais saúde, longevidade e qualidade de vida. Empresas já apostam em serviços que ajudam as pessoas a viver melhor e mais tranquilas quanto a possíveis diagnósticos de doenças.

Um aplicativo desenvolvido em Curitiba oferece solução nesse sentido. Através de uma interface embarcada de Inteligência Artificial, a empresa Salette produz um dispositivo que conversa com o usuário para obter informações importantes. Esses dados são armazenados de forma segura e confidencial, gerando um relatório que trabalha com as informações repassadas pelo paciente e sintomas percebidos pelo dispositivo. Dessa forma, diagnósticos básicos podem ser fornecidos e ajudam no trabalho de médicos especialistas.

Outra iniciativa semelhante - e também desenvolvida em Curitiba – é o robô Laura. A tecnologia identifica, precocemente, riscos de deterioração clínica. O sistema utiliza inteligência artificial e tecnologia cognitiva para fazer o gerenciamento de dados de rotina do hospital e emitir alertas. O serviço está disponível desde 2016 e, desde então, já esteve conectado a 1,2 milhão de pacientes. Estima-se que a taxa de mortalidade hospitalar tenha reduzido em 25% nas instituições que aderiram ao robô Laura.

Realidade aumentada

Os recursos de realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR) têm caído no gosto dos consumidores. A realidade híbrida – ou realidade mista – também é uma tendência de negócios para os próximos anos.

A tecnologia pode ser implantada em jogos de entretenimento, treinamentos educacionais ou profissionais e ajuda até na venda de produtos e serviços. Hoje há, por exemplo, escolas de idioma que trabalham com realidade aumentada para auxiliar alunos a aprender uma nova língua.

Existem, também, construtoras que utilizam sistemas de realidade virtual para demonstrar a clientes interessados como ficaria um apartamento decorado, por exemplo. Neste caso, a tecnologia pode chegar a mais possíveis consumidores, já que os óculos de VR podem ser transportado, enquanto para visita a um imóvel decorado é necessário que haja o interesse de deslocamento do consumidor.

Outra plataforma também disponível no Paraná ajuda crianças com medo de tomar vacina. A VRGlass desenvolveu uma experiência virtual que ajuda os pequenos a superar o medo de agulhas. Funciona da seguinte forma: quando vai tomar vacina, a criança coloca os óculos de realidade aumentada. Durante a experiência, ela é entretida e com um jogo virtual que explica sobre a importância da vacina e torna o momento mais tranquilo para os pequenos pacientes, para a equipe de saúde e, claro, para os pais ou responsáveis.

Mobilidade inteligente

Muito comum nos cenários de grandes cidades, o conceito de mobilidade inteligente mostra que veio para ficar. A conectividade e o compartilhamento de ideias e soluções tornaram possível a existência de aplicativos de transporte de passageiros e o aluguel de bicicletas e patinetes elétricos nas grandes metrópoles, por exemplo.

Já existem apps que possibilitam a locação direta de veículos entre proprietário e interessados, sem a necessidade de empresas intermediadoras. O crescimento de organizações que oferecem serviço de entrega domiciliar com auxílio de motos e bicicletas também já alterou a dinâmica dos centros urbanos. Portanto, empresas que oferecem soluções que diminuam distâncias e promovam agilidade na entrega de produtos devem seguir em destaque nos próximos anos, segundo o Guia Sebrae 2020-1.

Tinder empreendedor

Conhecer as tendências não é suficiente para obter bons resultados. É um começo, mas se a prática não for feita a contento, só a informação não dá conta de todas as respostas. Para atingir crescimento é preciso fazer conexões.

O Sebrae disponibiliza uma ferramenta conhecida como Tinder do Empreendedor. O sistema conecta empresários de diversos setores que fornecem soluções, produtos ou serviços diversos. O interesse é a relação comercial. A ferramenta está disponível no aplicativo Meu Sebrae. A única exigência é baixar o app (de graça) e inserir o CNPJ da empresa.

Finanças

Há uma variedade muito grande de sistemas que buscam ajudar com o controle de gastos e com a separação entre finanças pessoais e finanças da empresa. Essa é uma grande dificuldade dos pequenos empreendedores, principalmente para aqueles que são os principais investidores do negócio e que, com frequência, misturam o dinheiro da empresa com gastos particulares.

No setor financeiro, há aplicativos que podem ajudar com desenvolvimento do plano de negócio, análise de receitas e despesas e controle de entrada e saída de material. Alguns fornecem até um serviço conhecido como “Calculadora do empresário”. A ideia é comparar custos de produtos e serviços para que o empreendedor tenha uma melhor noção de mercado. Os sistemas podem ser usados para quem empreende no setor de serviços, no comércio e na indústria.

Padronização do trabalho

Ter o controle das atividades empresariais exige comprometimento e organização. E o serviço fica mais fácil com ajuda de tecnologias pensadas exclusivamente para isso. Há aplicativos, por exemplo, que fornecem soluções para o setor de recursos humanos, com a padronização de processo seletivo, controle de férias de funcionários, pagamento de horas extras, entrada e saída dos colaboradores.

Há sistemas também para melhorar a relação com o cliente. Ferramentas que fazem o acompanhamento de pedidos dos consumidores, auxiliam no pós-venda, com a resolução de problemas e também controlam o recebimento do feed-back.

Mas para estreitar as relações com o cliente, o mais importante é pensar no que é mais fácil e acessível. O próprio Whatsapp facilita a conexão e ajuda no fechamento de negócios e resolução de conflitos. Muitas vendas são efetuadas exclusivamente pelo app, de forma rápida e segura. O pequeno empreendedor só não pode ter medo de agir de forma rápida: a velocidade nos negócios é fator determinante para o sucesso.

Atualização constante

Frente a tantas possibilidades inovadoras, é praticamente impossível estar atento e ligado a todas as soluções existentes. Mas isso não deve ser motivo para temer, pelo contrário. A dificuldade em acompanhar todas as mudanças é grande, mas há várias possibilidades para quem quer estar informado.

Para a diretora de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Denyse Lorenzon Rückel as atualizações constantes são processo importante para evitar ficar para trás. “Não vamos conseguir estar o tempo inteiro atualizados. Enquanto conversamos, já criaram mil soluções. Mas as pessoas vão se obrigando a se adaptar.”

No primeiro semestre deste ao (2019), o Senac realizou 34.966 matrículas em todo o Paraná. São alunos de diferentes cursos e frentes que buscam estar atualizados para enfrentar o novo mundo dos negócios. Em todo estado, são 34 unidades do Senac, com quase 2 mil cursos oferecidos. Há oportunidades para cursos profissionalizantes a pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes que podem participar do programa “Aprendizagem”, destinado a jovens de 14 a 24 anos.

Para a diretora, a vontade em aprender sobre tecnologia e inovação é muito importante, mas não mais essencial que a necessidade em ser mais humano e construir boas relações. “A gente acredita que o mundo está mudando. Tem profissões que vão desaparecer e outras vão surgir. Tenho que me relacionar, ser colaborativo, preciso usar minha criatividade. Agregar sim tecnologia, mas formar um ser humano é mais importante”, completa Rückel.

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