Veja o ranking dos setores com maior número de atendimentos feitos pelo Procon| Foto:
Feira de Serviços, realizada ontem no Centro de Curitiba, foi parte da programação do Dia Internacional do Consumidor

Os setores de telefonia e financeiro foram os campeões de reclamações dos consumidores paranaenses junto ao Procon-PR em 2009 – ano em que o número de atendimentos bateu o recorde desde a criação do órgão em 1991. Ao todo, foram 182 mil registros, o que representa um crescimento de 15% em relação ao número de reclamações atendidas em 2008.

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Juntos, os dois segmentos "monopolizaram" as cinco primeiras posições do ranking, encabeçado por telefonia fixa, com 14,2 mil atendimentos no decorrer do ano passado. A lista segue com as reclamações envolvendo bancos comerciais (8,7 mil), telefonia celular (6,7 mil), cartões de crédito (5,7 mil) e financeiras (4,6 mil).

A média de atendimentos do órgão foi de 739 pessoas ao dia, sendo que os pedidos de orientações e esclarecimentos foram responsáveis por quase 90% desses registros. Além disso, o Procon-PR abriu mais de 16 mil processos administrativos, enquanto outros serviços, como emissão de certidões, superaram os 6 mil atendimentos no ano passado.

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Consciência

Para o Procon, o recorde de 2009 indica que os consumidores estão mais conscientes, buscando as informações sobre seus direitos. "Não adianta ter uma lei como o Código de Defesa do Consumidor, uma das mais modernas do mundo e o consumidor não exercer seus direitos. Queremos deixar a população cada vez mais consciente", afirma a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro.

Ontem, o Procon prestou atendimento à população de Curitiba com uma "Feira de Serviços" na Praça Santos Andrade, no centro da capital, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Oito fiscais do órgão se revezaram durante o dia para prestar orientações e registrar queixas.

A programação prossegue na sede do Procon, com um mutirão de audiências visando à conciliação entre consumidores e fornecedores. A meta é realizar até de 3,5 mil audiências até o dia 15 de abril.

Itinerante

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Durante a feira, a coordenadora do Procon anunciou o projeto Procon Itinerante, que irá percorrer bairros de Curitiba e cidades da região metropolitana para prestar atendimento à população em um ônibus equipado com computadores. "A partir de abril, ao menos uma vez por semana nossa equipe vai levar os serviços do Procon à população", garante Ivanira.

Serviço:

Procon-PR. Alameda Cabral, 184, Centro, Curitiba-PR – atendimento pessoal de segunda a sexta-fera, das 9h00 às 17h00. Telefone: 0800-41-1512)