A espanhola Telefónica não descarta realizar uma oferta pela Portugal Telecom, mas nenhuma decisão foi tomada ainda, informou a empresa ao órgão regulador do mercado português (CMVM) nesta quarta-feira.

CARREGANDO :)

"A Telefónica informa... que ainda não decidiu sobre o lançamento de uma oferta de aquisição sobre qualquer título emitido pela Portugal Telecom. A Telefónica não descarta, nas atuais circunstâncias, qualquer alternativa possível, incluindo a referida acima", afirmou.

Mais cedo, a CMVM solicitou que a Telefónica esclarecesse sua posição após o diretor financeiro da empresa, Santiago Fernandez Valbuena, ter dito ao Financial Times que a empresa mantém aberta a opção de uma oferta hostil pela Portugal Telecom se a empresa se recusar a vender sua participação na Vivo.

Publicidade

A resposta de Portugal não demorou a ser feita.

"Trata-se de chantagem inaceitável", disse à Reuters o presidente-executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, acrescentando que o vice-presidente de finanças da Telefónica deveria demitir-se do conselho de administração da Portugal Telecom pela falta de lealdade à empresa e ameaças veladas.

Fontes próximas ao assunto disseram à Reuters na terça-feira que a espanhola está fazendo lobby junto aos acionistas estrangeiros da Portugal Telecom para que aceitem a oferta. Valbuena inicia uma campanha de promoção da oferta nesta quarta-feira.

Valbuena também disse ao jornal que a Telefónica seria "louca" se buscar uma aquisição da Telecom Italia se a oferta pela Vivo fracassar. A aquisição daria à espanhola o controle da TIM Brasil, terceira maior operadora de telefonia móvel do Brasil.

Veja também
  • Telefónica precisa subir preço por Vivo em 50%, diz Deutsche
  • Telefónica diz que investirá R$5 bi no Brasil em 2010
  • Acionista da Portugal Telecom apoia decisão sobre Vivo
  • Telefónica: Portugal Telecom deve consultar acionistas sobre Vivo
Publicidade