• Carregando...
 |
| Foto:

O Paraná Business Collection acabou, mas o setor de confecções já está de olho no evento de 2008. A organização quer dobrar o número de empresas a expor — este ano foram 24. Manter o estado no calendário de desfiles do país é uma estratégia para provar que o estado faz, sim, moda — o que é diferente de fazer roupas.

***

Os lojistas gostaram do que viram no pavilhão da Fiep, mas o varejo é difícil de conquistar. Um exemplo disso é Cianorte, no Noroeste do estado. A região faz 70% das calças jeans do país, de acordo com o Sinditêxtil. Só que a mesma proporção de jeans vendido nas lojas do estado vem de fora.

***

O proprietário da Original Truck, Eduardo Zanon, oficializou uma reclamação: a ausência das divulgadas "presenças internacionais". Segundo ele, o lojista que veio de mais longe era de Pato Branco (sudoeste do estado).

***

As empresas não têm dúvidas de sua qualidade — mas se o assunto é preço, nem há como competir com a China. Num evento recente, a Macksonn, de Cianorte, vendeu calças por preço médio de R$ 100, enquanto chineses tinham o produto a R$ 30. O proprietário, Wilson Becker, não se preocupa. Segundo ele, o que os asiáticos fazem é "uniforme": ninguém quer.

Coelho assina carteira

Os próximos dois meses vão adoçar a vida dos desempregados. É quando as fábricas de chocolate começam a preparar seus estoques para Páscoa. A paranaense Barion, de Colombo, inicia em agosto a contratação de trabalhadores temporários para a produção de ovos de chocolate e outros artigos especiais para a época. Em setembro, é a vez de a Kraft Foods aumentar sua equipe. No ano passado, a norte-americana, cuja operação brasileira fica em Curitiba, contratou cerca de mil temporários para a linha de produção.

Doces de cara nova

Além de marcar o início das contratações, agosto também é um mês importante para a indústria de chocolates lançar produtos. A Amenbra, de Campina Grande do Sul, e a Itamaraty Alimentos, de Rolândia, estão entre as 40 empresas que mostrarão novidades durante a 10.ª Sweet Brazil, a maior feira de balas, confeitos e chocolates da América Latina. O evento será em Recife (PE), entre os dias 6 e 9.

Água de cheiro

Uma parceria reuniu as empresas paranaenses O Boticário e Ouro Fino. Desde junho, a rede de cosméticos e perfumaria oferece aos consumidores produtos desenvolvidos com a água mineral da famosa fonte de Campo Largo. Cerca de 10 mil litros são utilizados mensalmente. "O aumento na receita é praticamente insignificante, mas percebemos que seria interessante unir as duas marcas para que as empresas paranaenses tivessem ainda mais força", comenta o presidente da Ouro Fino, Guto Mocellin.

Dinheiro na padaria

Para o bem e para o mal, sacar dinheiro da conta corrente está ficando mais fácil. A TecBan, empresa que administra a rede Banco 24 Horas, lançou em Curitiba o SaqueAqui, que permite a retirada de dinheiro em estabelecimentos comerciais. O serviço é tarifado, tem limite de R$ 100 ao dia e não está vinculado à aquisição de produtos na loja. É só chegar ao caixa da padaria, por exemplo, e fazer o saque.

Escondam seus cartões!

HSBC, Nossa Caixa, Cetelem (administradora do cartão de crédito Aura) e 12 estabelecimentos da região metropolitana de Curitiba — entre lojas, supermercados e postos de combustíveis — aderiram ao SaqueAqui na fase piloto. A TecBan quer estender o serviço para mais de mil pontos comerciais até o fim do ano.

O bom senso avisa aos consumistas que é prudente esconder o cartão de débito no fundo da gaveta...

Eu que fiz

A Heads Propaganda, agência curitibana, é a responsável pela campanha "Minha vida eu ponho pra rodar", da Sundown Motos, que vai ao ar a partir de amanhã. A campanha, que levou investimentos de R$ 10 milhões, pedirá ao público que responda, em vídeo ou texto, à pergunta: Quando você colocou a sua vida pra rodar? As respostas selecionadas vão ser veiculadas no programa Caldeirão do Huck, transmitido pela RPC TV.

Pergunta insistente

Onde será a nova fábrica brasileira da Toyota? O Paraná tem chance? Os três diretores da subsidiária brasileira que visitam Curitiba na terça-feira ouvirão essas perguntas mais algumas vezes — o que não quer dizer que irão respondê-la. O assunto segue coberto de sigilo, e a intenção dos executivos é falar apenas sobre o motivo da visita: a reinauguração da concessionária Toyota Sulpar, na Rua Marechal Floriano Peixoto. Após seis meses de reforma, a revendedora reabre maior, com seis mil metros quadrados, e mais moderna, prometendo seguir à risca o padrão Toyota de qualidade.

Prêmio

A Gemco Creative Software, unidade de software da Bematech, é a vencedora do prêmio "Microsoft Partner of the Year" para a América Latina. O reconhecimento veio por um case feito para o grupo Pão de Açúcar, na categoria de soluções e inovações de software. A Gemco atua há 24 anos no ramo de automação e gestão para o varejo e faz parte do grupo Bematech, com sede em Curitiba, desde dezembro de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]