
Depois de vinte anos de muito tutu de feijão, o restaurante Tempero de Minas, um refúgio mineiro em pleno centro de Curitiba, acaba de anunciar que vai dividir os segredos de seu fogão à lenha para expandir o negócio por meio do modelo de franquia.
Fruto da passagem do técnico de futebol curitibano Levir Culpi pelos times – e restaurantes – mineiros, o estabelecimento é conduzido a quatro mãos pelas sócias e cunhadas Marília e Leodete Culpi, respectivamente esposa e irmã do técnico. A ideia da expansão por franquia surgiu a partir da experiência de Marília com o lançamento da franchising do restaurante japonês Azuki, que gerencia ao lado da filha. Após um ano de formatação do projeto, a dupla começa a avaliar as primeiras propostas.
“Muitos clientes perguntavam se tínhamos interesse em franquear o restaurante. Neste ano, com a perspectiva de crescimento do mercado de franquias e a procura dos empreendedores por investimentos mais seguros, decidimos que era hora de expandir”, diz Marília. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor deve crescer entre 7% e 9% em 2015.
Com investimento inicial estimado entre R$ 330 mil e R$ 380 mil, dependendo das adaptações necessárias no local, a franquia tem retorno previsto entre dois e três anos após a inauguração. Segundo as empresárias, a meta é abrir entre seis e dez novas unidades nos próximos dois anos, com a primeira preferencialmente em Curitiba, em uma das regiões estratégicas já selecionadas pela dupla.
“Queremos garantir o mesmo padrão de qualidade, principalmente o preparo dos pratos e o tempero, que continua o mesmo desde que abrimos e é ingrediente do sucesso nestes vinte anos”, diz Leodete Culpi.
Os franqueados terão suporte integral desde a escolha do ponto, reforma e decoração, até a compra de equipamentos e treinamento da equipe, que deve durar em torno de um mês, abordando desde as receitas e a manutenção do fogão à lenha, até o contato com fornecedores e atendimento ao cliente. Para franquias em cidades mais distantes, as empresárias contam com uma consultora na capital mineira que também pode oferecer o treinamento. “Mesmo com uma equipe de confiança, o olho do dono é importante para corrigir pequenos detalhes, e queremos fazer o mesmo com a franquia”, diz Marília.



