• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Com 12 anos de atuação no Brasil, a FranklinCovey, empresa americana de treinamento para executivos, vem a Curitiba em julho com o seu recém-lançado curso "As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária". A ideia é proporcionar uma melhor gestão do tempo e produtividade pessoal para os altos executivos locais. Luciano Meira (foto), diretor de conteúdo da empresa, contou ao repórter Pedro Brodbeck como são os treinamentos e quais problemáticas atuais as lideranças das multinacionais precisam superar.

Quem a FranklinCovey já treinou no Brasil?

Em todo o mundo, estamos presentes em mais de 140 países, o que nos rende um grande conhecimento de causa. Desde 2000 no Brasil, já estivemos em centenas de treinamentos nas maiores empresas que atuam por aqui. Volkswagen, Embraer, Casa da Moeda, Johnson & Johnson, Petrobrás... São milhões em pesquisas para atender às necessidades de multinacionais como estas.

Que formação o mercado exige das lideranças?

Houve uma mudança da era industrial para a que vivemos hoje, e existem lacunas que ainda não foram preenchidas, causando uma série de incertezas no ambiente corporativo. Saímos de uma produção em alta escala para um cenário em que precisamos tomar decisões e ser criativos. Somente com educação e preparo que conseguimos lidar com esta situação e formar reais líderes mais produtivos.

Como é a abordagem a estes profissionais?

Os nossos treinamentos são consultivos, totalmente baseados na vivência de cada pessoa. Convidamos que os participantes façam um diagnóstico de como é a atitude deles antes do treinamento e como será depois, para que tenham uma visão mais ampla e comprometida da situação. Nosso trabalho acaba sendo reativo, pois somos muito acionados pelas corporações para treinarmos suas equipes.

Qual o foco do treinamento "As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária", que foi lançado recentemente?

Estamos com uma proposta diferente, vamos tratar dos resultados pela perspectiva da produtividade pessoal por meio da gestão do tempo. Por exemplo, só de agendar um compromisso com data e local, você tem três vezes mais chances de desempenhá-lo com sucesso do que se não se programar adequadamente. Tudo isso baseado em estudos neurocientíficos sobre produtividade nas corporações.

* * * * *

Enzimas para biocombustíveis

Para atender à demanda por etanol celulósico da brasileira GraalBio, especializada em bioenergia, a dinamarquesa Novozymes vai implantar novas plantas de enzimas industriais fora da sede em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. A empresa busca por localizações em todo o Brasil.

A GraalBio está construindo uma fábrica em Alagoas, que deve produzir em escala comercial até o ano que vem. A produção deve ser 82 milhões de litros de biocombustíveis a partir do bagaço e da palha de cana de açúcar em dezembro de 2013.

A Novozymes fornecerá a tecnologia enzimática necessária. O papel das enzimas é o de converter a biomassa em açúcar que pode ser fermentado em etanol. No ano passado, a Novozymes inaugurou na fábrica de Araucária um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de enzimas para a produção de biocombustíveis.

Fitness cresce

Em busca de músculos e saúde, os usuários de academias de ginástica incrementam o negócio em 14,5% no ano passado, em relação a 2010, segundo a Associação Brasileira de Academias. Com isso, cresceu também o mercado para os fabricantes de equipamentos como a curitibana Vibe Systems, que trabalha com plataformas vibratórias informatizadas.

A empresa diz que vem aumentando o faturamento em 50% ao ano desde 2006 e investe em franquias para inaugurar seis unidades neste primeiro semestre de 2012, passando de 27 para 33 franqueados.

Trainee Whirlpool

O Paraná é o quarto estado em número de inscritos no programa de trainees 2013 da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. A empresa tem fábricas em Joinville, Manaus e Rio Claro, no interior de São Paulo. As inscrições vão até 18 de junho no site www.whirlpooltrainee.com.br, destinadas a jovens com formação universitária entre julho de 2010 e dezembro de 2012, inglês fluente e disponibilidade para mudar de cidade, estado ou país.

O melhor no e-commerce

Um estudo feito pela América Economia Intelligence mostra que o comércio eletrônico no Brasil cravou um crescimento de 43% em vendas em 2011, com uma movimentação de US$ 25 bilhões. O levantamento foi encomendado pela Visa e analisou o segmento em toda a América Latina. O Brasil se destacou na pesquisa, principalmente por ser o primeiro país latino-americano a atingir 1% do seu PIB em vendas online.

Diversificação

A Móveis Irimar completa 45 anos reposicionando-se no mercado. A empresa de origem catarinense, desde 1977 em Curitiba, entra agora no mercado de móveis planejados.

Novo centro

A Empalux, uma das líderes nacionais no segmento de iluminação, está construindo um novo centro logístico, em São José dos Pinhais. Serão 17,5 mil metros quadrados para instalação das áreas de administração, distribuição, centro de apoio e recepção. A empresa atua há 20 anos e sua linha de produtos tem mais de 800 itens. A execução é da Obra 3 Engenharia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]