• Carregando...

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira (17) que resgatou com sucesso títulos que haviam sido emitidos em dólares no mercado externo em agosto do ano 2000 (Global 2040). Segundo nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, essa operação já estava nos planos da equipe econômica e teve como objetivo melhorar a curva de juros da dívida pública. O resgate totalizou US$ 1,156 bilhão. Com ele, o Global 2040 foi integralmente retirado do mercado.

Ao anunciar a operação, o Tesouro disse que a recompra está em linha com a diretriz de aperfeiçoamento do perfil da dívida externa pela substituição gradual de títulos antigos por títulos com prazos de referências bem definidos, para consolidar a curva de juros externa em dólar.

“A recompra de títulos emitidos há mais tempo e que já não representam adequadamente as condições atuais do crédito da República minimiza eventuais distorções na curva de juros e aumenta a sua eficiência, beneficiando também as captações de empresas brasileiras no longo prazo, que passam a ter referências de preços mais adequados”, informou o Tesouro, em nota divulgada em julho.

O Global 2040 paga encargos de 11% ao ano, enquanto outros títulos de prazo semelhante pagam juros menores. O Global 2045, por exemplo, atual referência para papeis de 30 anos, tem cupom de 5% ao ano. Em uma comparação direta entre esse título e o Global 2040, a recompra gera uma economia de juros superior a US$ 1,7 bilhão de dólares para o governo brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]