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Com direito a robocop

O diretor regional da Toyota, Agostinho Tavares (à esq.) prestigiou o coquetel de lançamento do Toyota Etios, sexta-feira, na concessionária Sulpar do Alto da XV, que teve como anfitrião o diretor superintendente do Grupo Sulpar, Moacir Cossia (à dir.). Primeiro compacto com a qualidade e a tradição da montadora japonesa, o Etios é fabricado em Sorocaba (SP) nas versões hatch e sedan. Grande aposta da marca no segmento, o modelo compete com Volkswagen Gol, Fiat Palio e Ford Fiesta. Duas unidades foram vendidas durante o evento.

Colaboradores da Volkswagen do Brasil vão testar os seus conhecimentos em um "quiz" sobre leis de trânsito. A ação da campanha "Trânsito Consciente" será realizada nestas quarta e quinta-feiras na fábrica de São José dos Pinhais. Eles também terão o desafio de montar um carro de brinquedo, com a ajuda da família, utilizando materiais reciclados. A campanha, que está na terceira edição, já passou pelas fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos.

Sala com quintal

Recentes lançamentos da Brookfield Incorporações em Curitiba, os edifícios Garden e Forest, na região entre o Cabral e o Ahú, trazem uma novidade para famílias que desejam apartamentos com um pequeno quintal integrado à infraestrutura de lazer e segurança do condomínio. As unidades tipo garden, com varanda estendida, ficam no térreo dos prédios, que integram o empreendimento Yard Comfort Residence, com projeto do arquiteto Luiz Bacoccini. O projeto paisagístico de Neusa Nataka tem soluções que integram o verde à arquitetura do edifício.

München das autopeças

A paranaense AutoLinea, do Grupo Hübner, participou da edição da Automechanika 2012, em Frankfurt – principal even­­to mundial do setor de autopeças. A cada edição, a feira – que neste ano ocorreu em setembro - apresenta as novi­­dad­­es do setor. Segundo o diretor corporativo do grupo, Nel­­son Hübner Junior, mesmo com alguns mercados enfraquecidos, oportunidades reais de negócios foram engatilhadas na feira. A empresa participa do evento desde 1996.

Homem no meio

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (AsBEA-PR) participa da 2ª edição da Semana D, que começa amanhã e vai até o próximo domingo. Em parceria com a Flexiv e a Aleph Zero, a AsBEA promove discussão entre arquitetos, designers, filósofos, cientistas sociais e comunicadores sobre a inter-relação entre o produto dessas áreas e o homem.

A tacada da Renault

O 11º Aberto de Golfe do Alphaville Graciosa Clube, que começou neste sábado, é patrocinado pela Renault. Os jogos se encerram hoje com jantar comemorativo, entrega de troféus e sorteio de brindes. No próximo sábado, será disputada a Copa Renault, com premiação de um Renault Fluence Automatique para quem fizer o primeiro hole in one no buraco 08.

O que Thá por trás

Na próxima terça-feira, executivos de grandes empresas do Paraná estarão reunidos no Hotel Pestana, a partir das 18h30, para descobrir o que está por trás do sucesso do Grupo Thá. O segredo é a Governança Corporativa – tema da palestra do líder do grupo, Arsenio de Almeida Neto. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa do Paraná.  Desde que ingressou na empresa, em 1997, Almeida participa da implantação da gestão inovadora que viabilizou o sólido crescimento do grupo – que tem 117 anos de atuação e mais de 6 milhões de metros quadrados construídos. 

Andando na Linha

A Hafil Inc. apresentou na última quarta-feira o H.A. Offices Linha Verde, primeiro empreendimento comercial da Linha Verde Sul, a região que mais cresce em Curitiba. No evento, realizado no Imax do Shopping Palladium, cerca de 300 corretores da Brasil Brokers Galvão e da Trend Brokers conheceram detalhes do projeto e receberam material de apoio para as vendas, que iniciam em novembro.  Com 226 unidades, o H.A. Offices deverá ser entregue no segundo semestre de 2015.

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Volta por cima

Adeodato Volpi Junior atua há duas décadas no setor automotivo. O hiato de dois anos, quando se dedicou apenas à empresa de fusões que fundou com o filho, Adeodato Neto, e o sócio, José Damigo, acaba de se encerrar. O executivo retorna ao mercado, agora novamente à frente da bandeira Volvo em Curitiba, além de Londrina. Na capital paranaense, a concessionária Open Point Volvo foi palco do lançamento do modelo V60, novo sport wagon da marca, semana passada. O evento foi prestigiado pelo presidente da Volvo Cars América Latina, Paulo Solti. Na última quinta-feira, a loja de Londrina recebeu o lançamento. Em conversa exclusiva com a coluna, Volpi Jr. falou sobre seu retorno, as expetcativas e o novo posicionamento da marca.

Como foi sua volta ao setor?

Há algum tempo me chamavam para retornar, mas agora apareceu a oportunidade certa. Estou animado porque poderei imprimir meu jeito de exercer gestão.

Qual a sua marca de trabalho?

Sempre priorizei a qualidade no atendimento. Nos últimos tempos, com o mercado aquecido e alto volume de vendas, o atendimento se despersonificou. Estou colocando em prática, novamente, meu estilo.

A montadora tem novidades?

A Volvo passa por reposicionamento desde que foi adquirida por um grupo chinês, o Geely. Há planejamento de longo prazo para incrementar vendas e alcançar novos mercados. A marca está se rejuvenescendo, e isso pode ser visto no design dos novos modelos, que estão mais modernos, esportivos. Não deixaremos de atender ao público tradicional da Volvo – masculino, com idade entre 40 e 60 anos – mas o objetivo é atrair também o consumidor mais jovem.

Como?

Além do rejuvenescimento, a Volvo passa por mudanças estruturais. O planejamento prevê o lançamento de um novo carro por ano até 2017. As duas fábricas, na Suécia e na Bélgica, continuarão em atividade, e o grupo construirá mais três plantas, todas na China. O apelo da marca, de segurança e tradição, se mantém, mas com roupagem nova. As concessionárias seguem a comunicação visual renovada da Volvo, com nova identidade.

Quais as oportunidades e os desafios?

A Volvo enxerga na América Latina, e no Brasil especialmente, um potencial imenso. Os chineses estão muito atentos às evoluções do nosso país. O Brasil é visto como segundo mercado, depois da China, para fixação da marca no segmento premium. Além disso, a chamada nova classe consumidora é nosso alvo. O novo consumidor brasileiro já vive uma segunda etapa. Ele entrou no mercado de carros importados pelas marcas mais baratas, especialmente as coreanas, com bons produtos, design e preço acessível. Agora, esse consumidor quer um upgrade, quer algo melhor, com mais qualidade. A Volvo se posiciona aí. Temos pesquisas recentes mostrando que novos consumidores estão migrando para a Volvo.

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