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A operadora de telefonia TIM disse nesta segunda-feira (17) que uma "falha técnica pontual" causou a interrupção no sinal de telefones móveis de Curitiba e região metropolitana neste domingo (16). Os problemas afetaram a realização de chamadas e o tráfego de dados.

A empresa relatou que a falha foi registrada às 18h45 e perdurou até as 20h. No entanto, de acordo com relatos de clientes no Twitter, parte dos celulares voltou a funcionar apenas depois das 21h30. O serviço de atendimento ao cliente também ficou indisponível na Grande Curitiba.

Reincidência

A operadora já havia sofrido um problema parecido em 30 de agosto deste ano. Na ocasião, a operadora disse, em nota, que foi constatada uma falha de rede para a transmissão de voz e dados via 3G. A empresa não soube especificar a causa.

A reportagem entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber como está a investigação do caso do dia 30 e se haverá apuração desta nova queda. Até as 11 horas, a agência não havia repassado as informações.

Punição

A TIM recebeu em julho de 2012 uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa dos problemas de sinal registrados em 18 estados do Brasil – inclusive no Paraná. As vendas de planos de telefonia foram suspensas no dia 23 de julho, com a proibição vigorando até o dia 3 de agosto. A empresa também foi acusada de derrubar propositalmente o sinal dos usuários. A TIM nega a prática.

Além da TIM, as operadoras Claro e Oi também foram impedidas de vender planos de telefonia em alguns estados do Brasil pela Anatel.

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