A TIM informou na noite desta quinta-feira (19) que entrará na sexta-feira com um mandado de segurança para não ser forçada a interromper as vendas e ativações de novos chips.
Na quarta-feira, a Anatel suspendeu a comercialização de linhas de telefonia celular da operadora em 18 Estados e o Distrito Federal. Em nota, a empresa considerou a punição excessiva e avaliou que a decisão provoca um desequilíbrio na competitividade do mercado. "A suspensão das vendas foi baseada em dados e indicadores diferentes daqueles usualmente estabelecidos pela própria Anatel para acompanhar o desempenho da rede."
Afetada pela suspensão da venda de serviços em 19 estados, os papéis da companhia perderam mais de 8% na Bolsa.Em sentido contrário, as ações da Oi, que teve suas vendas suspensas em cinco Estados, operava no campo positivo.
Por volta das 16h30, as ações da TIM caíam 8,24%, enquanto os papéis da Oi registravam ganhos de 1,10% (ordinárias) e 4,68% (preferenciais).
No mesmo horário, o Ibovespa subia 1,3% em linha com os mercados internacionais que avançam por resultados de companhias acima do esperado nos EUA.
Segundo analistas, as ações da Oi subiam pela expectativa de que a empresa fosse beneficiada pela sanção às suas concorrentes e pelo peso menor dos Estados nos quais foi proibida de vender os serviços.
No comunicado, a empresa argumenta ainda que, com base no Índice de Desempenho no Atendimento da Anatel (IDA), que mede volume e prazo de atendimento das reclamações na Anatel, a operadora vem apresentando bons resultados.
"A TIM reduziu em 36% a taxa de reclamações no primeiro trimestre deste ano sobre o ano passado, e hoje tem a segunda melhor performance do setor. A TIM em 2012 também é a operadora menos demandada nos Procons integrados ao SINDEC, posição assumida desde julho de 2011", relata a TIM, referindo-se ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça.
- Presidente da Claro pede desculpas a clientes; Tim manda torpedo se justificando
- Consumidor vai punir as empresas, diz secretário do Mcom
- Claro entrega plano de ação a Anatel; Oi e TIM destacam investimentos
- Vivendi estaria estudando venda da GVT
- Bernardo diz que operadoras foram avisadas de punições



