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 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Há pouco mais de um ano, no dia 31 de maio de 2017, a Gazeta do Povo distribuía nas bancas a última edição de seu jornal impresso diário. A partir dali, o jornal passou a investir prioritariamente no digital, mantendo uma edição impressa semanalmente, lançada aos finais de semana.

A influência da tecnologia na maneira de se fazer jornalismo e propagar notícias é destaque no encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA, em inglês), que ocorre em Cascais, Portugal. A Gazeta do Povo irá compartilhar, com importantes nomes da mídia de todo o mundo, a experiência de tomar esta decisão, enquanto maior jornal do estado do Paraná.

A estratégia adotada foi a “mobile first ”, que tem como foco principal os dispositivos móveis como tablets e smartphones, proporcionando ao leitor uma navegação mais intuitiva e personalizada por meio dos aplicativos do jornal. O site do jornal também foi reformulado, novos colunistas de peso se juntaram ao time de jornalistas, e a variedade de formatos de notícia aumentou, passando a contar, por exemplo, com podcasts e transmissões ao vivo pelas redes sociais.

O CEO do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação, Guilherme Döring Cunha Pereira fala nesta sexta-feira (08), no debate “Bold transformation: lessons from Brazil”, em português “Transformações corajosas: lições do Brasil”. Participa do mesmo painel o editor-chefe do O Globo, Alan Gripp, e a mediação é da portuguesa Cristina Soares, do jornal Público.

Mudança estratégica

Num momento em que as novas tecnologias colocam à prova o fôlego de veículos tradicionais de comunicação, pensar em um novo modelo de jornalismo e de negócio é preciso. Isso já era assunto de debates pelo mundo e pelo Brasil, e a Gazeta foi o primeiro grande veículo nacional a de fato dar este passo, explica o diretor de redação, Leonardo Mendes Junior.

“Desde que anunciamos a mudança, o Brasil e o mundo está nos olhando com muita atenção e curiosidade. Querem saber como foi a tomada de decisão, como nos preparamos e como está o andamento do projeto”, conta Mendes. Para ele, o convite para contar o case da empresa no WAN-IFRA é a comprovação disso.

Neste um ano de estratégia digital, a Gazeta do Povo bateu sucessivos recordes de audiência. A marca mais recente foi atingida no mês de maio: 16,1 milhões de browsers únicos, ou seja, de diferentes dispositivos (computadores, smartphones, tablets) que acessaram o jornal pela internet.

No ano de 2017, o jornal registrou uma média de 9,9 milhões de browsers por mês. Um crescimento de 43% em relação à média do ano anterior (2016). Os números consolidaram a Gazeta do Povo, ainda no ano passado, como um dos quatro principais Quality Papers do Brasil, categoria que engloba veículos que priorizam coberturas jornalísticas aprofundadas, sem foco no “popularesco”.

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