• Carregando...

O presidente Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que a manutenção da estabilidade de preços deverá continuar no foco da instituição monetária pela próxima década. "É extremamente importante para todos o membros do conselho de governadores (do BCE) que, nos próximos 10 anos, nós tenhamos igualmente a credibilidade para poder alcançar a estabilidade de preços, em linha com a nossa definição", disse Trichet, ao ganhar um prêmio do governo da Áustria por seu apoio ao país.

O BCE define a estabilidade de preços como uma taxa de inflação de menos de 2% ou próxima a esse patamar. É "responsabilidade dos bancos centrais manter uma âncora sólida de estabilidade e expectativas de estabilidade", acrescentou Trichet.

Segundo ele, a crise da dívida soberana atual, que é uma crise mundial, não prejudicou o euro como moeda, mas tem mostrado que o problema enfrentado pela Europa é o de governança e de estabilidade financeira. "Como uma moeda, o euro é crível", destacou o presidente do BCE.

"Nós temos um número de signatários soberanos que estão em questão, o que cria um desafio para a estabilidade financeira. Todas as economias avançadas terão de rever sua estratégia", acrescentou Trichet.

O mandato de oito anos de Trichet na liderança do BCE expira no fim de outubro. O italiano Mario Draghi irá substituí-lo em 1º de novembro. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]