• Carregando...

O balanço da safra 2006/07 divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o sétimo do ano – mostra que o trigo é a cultura que mais cresceu na comparação com a campanha 2005/06. A produção nacional deve ser 66,3% maior que a do ano anterior. Além de produzir mais, o setor deve ter lucro acima do esperado. Entre os motivos que apontam para a valorização do cereal está a seca seguida de chuvas fortes que afetou os principais produtores da Europa: França e Alemanha.

Os produtores do Rio Grande do Sul tiveram tempo de avaliar a tendência positiva do mercado internacional e dedicar área maior à cultura. No Paraná, onde o plantio ocorre duas semanas antes, a área de cultivo caiu e a geada deve reduzir a produção esperada (2,1 milhões de toneladas) em 17%.

No balanço nacional, o IBGE prevê rendimento de 4,1 milhões de toneladas de trigo, quantidade 3,6% maior que a estimada um mês atrás. Por outro lado, a produção representa apenas cerca de 60% do consumo interno. O IBGE ainda não contabilizou todos os prejuízos das geadas. Ainda assim, aponta cenário positivo para o produtor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]