• Carregando...

A crise não tem poupado nem os fundos de renda fixa. Na semana passada, muita gente se assustou ao ver a rentabilidade de seu fundo ficar negativa, em um período em que ninguém espera que a taxa básica de juros recue. Nos últimos 30 dias, os fundos de renda fixa estão com retornos menores que os oferecidos pelos fundos DI ou mesmo pelos CDBs.

A rentabilidade dos fundos de renda fixa teve na quarta e na quinta-feira passadas dois de seus piores dias. O fundo Bradesco Renda Fixa Saturno, por exemplo, chegou a marcar retorno negativo de 0,11%. e fundo de investimento em cotas Itaú Personnalite Plus Renda Fixa recuou 0,04%, acumulando rentabilidade mensal negativa de 0,42%.

Os fundos de renda fixa carregam em suas carteiras títulos públicos e papéis privados que pagam juros, sendo boa parte formada por taxas prefixadas. Apesar de ainda liderarem em retorno anual, tais aplicações registram rentabilidade abaixo de seus principais concorrentes nas últimas semanas – considerando as aplicações que pagam juros. Em um período de 30 dias, encerrado no dia 20, os fundos de renda fixa marcavam retorno acumulado de 0,92%, segundo levantamento da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). Enquanto isso, os fundos DI tinham retorno de 0,98%. Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) se destacavam ainda mais, com taxa média de 1,05%.

No acumulado do ano, a renda fixa ainda se destaca, com retorno médio de 9,78%, contra 9,60% dos CDBs e 9,37% do DI. Uma das principais diferenças dos fundos DI, que têm sofrido menos nesse momento turbulento, é que carregam em suas carteiras principalmente papéis atrelados à taxa básica Selic, que tem sido elevada nos últimos meses.

Bolsa

A semana passada foi mais uma de fortes perdas na Bolsa de Valores de São Paulo, e nenhuma das ações sugeridas pelas corretoras escapou de encerrar o período em baixa. A Bovespa registrou perdas de 13,51% entre os dias 20 e 24 de outubro e desceu para os 31.481 pontos – seu menor patamar desde novembro de 2005. No ano, a queda da Bovespa acumulada já alcança os 50,72%. Se a oscilação for medida em dólares, as perdas impressionam ainda mais, chegando a 62,23% em 2008.

Dentre os 66 papéis que compõem o índice Ibovespa, a principal referência do mercado doméstico, apenas 3 escaparam das perdas da semana. A ação ordinária do frigorífico JBS apresentou o melhor resultado, ao subir 7,14%. Em seguida vieram Rossi Residencial ON, com alta de 4,10%, e Natura ON, que ganhou 1,88%. Já entre as ações que mais perderam apareceram ALL unit, que recuou 39,81%, Aracruz PNB, com queda de 33,93%, e BM&FBovespa ON (-30,76%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]