• Carregando...

Causou constrangimento na quarta-feira, no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, o vazamento, ocorrido terça-feira, da informação de que o governo brasileiro já está agendando a vinda de autoridades japonesas para a solenidade de anúncio da escolha do padrão de TV digital. O convite aos japoneses foi confirmado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Até então, os europeus disputavam com os japoneses a preferência do Brasil por seu padrão digital. Como o tema é delicado, o governo brasileiro havia decidido deixar qualquer anúncio para a próxima semana, devido à presença de Barroso no país esta semana. Uma antecipação poderia ser interpretada como descortesia à CE.

Segundo uma fonte da área diplomática, foi uma "barbeiragem" vazar para a imprensa, na véspera da visita de Barroso, a notícia de que o modelo japonês era favorito.

Para fontes da União Européia, o anúncio do governo brasileiro, mesmo que não tenha sido feito oficialmente, sobre a escolha do padrão japonês foi uma atitude inadequada. Os interlocutores consideraram uma "falta de habilidade" diplomática. A notícia saiu justamente no período entre a visita dos presidentes da França, Jacques Chirac, e da CE.

Ainda assim, os europeus dizem que farão mais uma investida por meio do consórcio DVB Brasil, formado pelas fabricantes BenQ, Nokia, Philips, Rohde&Schwarz, ST Microeletronics, Siemens e Sagem.

O DVB Brasil marcou, para a próxima terça-feira, o DVB LAC - Fórum para América Latina e Caribe, que acontecerá em Brasília para discutir a TV digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]