Produção foi afetada por vírus, que derrubou em 20% a produção do setor| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo/Antônio More

Como cantado no hit dos Originais do Samba, “assassinaram o camarão”. A presença de um vírus que mata o animal nos criadouros derrubou em 20% a produção do setor de cultivo em cativeiro em 2016. A essa retração foram adicionados temores de que poderia faltar o item no mercado, numa receita que salgou o preço do crustáceo faltando mais de um mês para a Páscoa, período em que o consumo de peixes e frutos do mar tende a aumentar.

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O quilo vendido pelos produtores dobrou de preço de junho do ano passado até janeiro, para R$ 30, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Com o defeso (período em que a pesca é proibida) do camarão do mar, de março até o fim de maio, a situação se agrava. Nos supermercados, há embalagens com porções dessa — por ora — rara iguaria congelada com preços que beiram R$ 300, o quilo. No Mercado São Pedro, mercado de peixes em Niterói, as vendas para o grande público caíram em 50%. Nos restaurantes, já há problemas de fornecimento e prejuízos. No cardápio do consumidor, o prato rareou ou saiu de cena.

Vendas despencam e preço dispara

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“A mancha branca chegou ao Brasil por Santa Catarina em 2003/2004. Em junho do ano passado, ela chegou ao Ceará, que é o principal produtor de camarão do Brasil. A indústria está solucionando o problema e esperamos que, após a Semana Santa, o preço comece a ceder, podendo voltar a R$ 25”, conta Itamar de Paiva Rocha, presidente da ABCC, destacando que a produção de camarão cultivado é duas vezes maior que a da pesca extrativa.

No varejo, a chegada do camarão no pódio do preço alto foi freada pela turbulência da recessão.

“O preço que pagamos a fornecedores subiu 120%. Mas, com a crise, não dá para repassar isso ao consumidor. Reajustamos em 60% e absorvemos o resto, reduzindo margem, e apostamos em promoções de peixes para estimular as vendas. As de camarão encolheram em 30%”, explicou Pietrangelo Leta, vice-presidente comercial dos Supermercados Zona Sul.

Doença não afeta consumidor

A mancha branca derrubou a produção do camarão cultivado porque mata o animal ainda pequeno no criadouro. Com isso, ele nem chega à mesa. Ainda que isso acontecesse, a doença não causa mal às pessoas, garante o Ministério da Agricultura. É identificável por imprimir diversos pontos brancos na carapaça do camarão.

Está difícil, porém, convencer o consumidor a não retirar o camarão da empada. O preço do produto subiu 31,29% nos 12 meses terminados em fevereiro, segundo o IBGE. É sete vezes mais que a inflação dos alimentos nesse período, que foi de 4,34%.

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“Troquei o camarão por peixe, o preço subiu demais. Compro salmão ou namorado, e assim vai”, diz a advogada carioca Rosana Farias.

Vendas despencam e preço dispara

No Mercado São Pedro, as vendas para o consumidor despencaram 50%, conta Michel França, dono da Mike Peixaria:

“O quilo do camarão custava a partir de R$ 18. Hoje, não sai a menos de R$ 35 o camarão de cativeiro. Mas tem até perto de R$ 90. Tem gente que vem até aqui e, quando vê o preço, vai embora. Acredito que, com a proximidade da Semana Santa, caia um pouco”.

Não é o que espera a clientela:

“Com a Quaresma o preço vai é subir mais. Agora, no defeso, compro menos ainda porque prefiro o camarão do mar” conta a administradora Nilse Vargas.

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Para o consumidor, os sintomas do vírus são sentidos no bolso. No Zona Sul, o camarão cinza médio estava à venda por R$ 84,99 o quilo na semana passada; o pequeno, a R$ 62,99. Na prateleira de congelados, a embalagem de 250 gramas do camarão do mar congelado e já limpo estava anunciada a R$ 74,99 — fração de um valor de R$ 299,96 por quilo.

Comércios tentam reter consumidor

Nos restaurantes, o movimento deu um caixote no lucro de quem serve camarão. O carioca Bar Urca, com o crustáceo presente na maior parte do cardápio, decidiu não repassar a alta para a clientela na esperança de ver o custo recuar após a Semana Santa.

“Comprávamos por pouco mais de R$ 40 o quilo do camarão tipo exportação. Passou a R$ 79. Como tínhamos estoque para até o início de janeiro, decidimos não reajustar. De lá para cá, zeramos a margem de lucro dos pratos com camarão”, explica o sócio Rodrigo Gomes. “Na crise, criamos versões menores de pratos-chefe, como bobó de camarão, que têm ajudado”.

O restaurante japonês Soy, no Rio de Janeiro, fechou parcerias com produtores do Ceará para ter melhor preço. “Compramos com preço 50% maior. Mês passado, fizemos um reajuste de 10%. Os restaurantes que trabalham com camarão estão tentando equilibrar custos”, diz o chef Carlos Ohata.

Na semana passada, filiais da rede Spoleto exibiam cartazes avisando da falta temporária de camarão por questões que envolvem a produção do crustáceo no país.

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“O problema da mancha branca trouxe grande dificuldade em fornecimento. Houve momentos em que compramos menos que o necessário. Hoje, há oferta, mas o preço é inviável. O modelo de proteção do mercado, que impede a importação, faz qualquer crise de produção resultar em alta de preço, queda na demanda e impacto para restaurantes e consumidores” diz Bruno Dayreal, diretor de Suprimentos do Grupo Trigo, que reúne Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store.

Restrições à importação limitam alternativas à compra do camarão

Desde 1999, o Ministério da Agricultura criou restrições sanitárias à importação de crustáceos. No sentido contrário, as exportações despencaram de 58.455 toneladas, em 2003, para 514 toneladas, em 2016.

A Vivenda do Camarão, com 165 restaurantes no Brasil, decidiu iniciar a produção própria. Arcando com um custo quase três vezes maior na hora de comprar o insumo. O animal, símbolo da casa, se transformou em prejuízo.

A Vivenda está investindo R$ 8 milhões no arrendamento de cinco fazendas de camarão no interior do Ceará. Vão abastecer as unidades da rede.

“Consumimos cem toneladas de camarão por mês. Até o fim de 2017, as cinco fazendas produzirão 500 toneladas mensais. Poderemos vender o excedente. E nos preparar para iniciar operações na China, ainda em fase de negociação” destaca o sócio da Vivenda, Rodrigo Perri.

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Shitake ou couve-flor no bobó

Para driblar a “tragédia no fundo do mar”, é possível trocar o camarão por ingredientes como o shitake, orienta a nutricionista Gabriela Maia:

“Um prato clássico é o bobó. A pessoa pode substituir o camarão pelo shitake, que é uma boa fonte de proteína vegetal e também atua na imunidade. Outras opções veganas seriam utilizar palmito ou a couve-flor, que dá alguma textura ao creme temperado de mandioca do bobó”.