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Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

A empresa curitibana Safesoft está lançando esta semana um PABX que é capaz de se integrar ao Skype, o mais popular programa de transmissão de voz sobre IP (VoIP). O aspecto físico do aparelho não tem nada de extraordinário – ele parece uma central telefônica convencional –, mas o fato de ele conectar computadores e telefones representa um avanço e tanto, principalmente para as pequenas empresas e residências que lutam para baixar sua conta telefônica. De acordo com os desenvolvedores, a economia pode chegar a até 65% dos gastos mensais.

O VoIPx412, como foi batizado o equipamento, permite até quatro ligações externas simultâneas – sendo uma por meio de VoIP. Além disso, as chamadas via internet (recebidas ou realizadas) são tratadas pela central como uma ligação qualquer, evitando confusões por parte do usuário. "O sujeito que atende o telefone nem fica sabendo se ele está falando pelo Skype. Ele pode até verificar esta informação no software, mas não precisa se preocupar com questões técnicas", explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Safesoft, Marcos Cardoso. Mesmo um ramal sem conexão a um PC pode fazer uma chamada VoIP, desde que um código seja previamente digitado no terminal.

O programa que acompanha o PABX tem uma interface bastante intuitiva, que lembra os softwares de mensagens instantâneas (como MSN Messenger, ICQ, Google Talk e Yahoo! Messenger). Ali, o usuário pode cadastrar uma agenda de contatos, que podem ser compartilhados com toda a empresa, e ter um histórico completo do uso de seu ramal. Em um nível de acesso mais avançado (que pode ser dado a um gerente financeiro, por exemplo), esse controle pode ser compilado e jogado numa planilha. A partir daí, é possível bilhetar e calcular o gasto com telefonia em tempo real.

Uma parceria da Safesoft com o site Comparatel permite que esse acompanhamento seja ainda mais fácil – com o software do VoIPx412 sendo alimentado constantemente pelo banco de dados do portal, que é especializado em acompanhar o valor de DDDs e DDIs de todas as operadoras nacionais. Para ter acesso a este serviço, o Comparatel cobra uma anuidade de R$ 72. Segundo Cardoso, em breve a solução permitirá a escolha automática da rota de menor custo para ligações de longa distância.

Offline

Quando o PABX não estiver conectado a uma rede de computadores, ele funciona como uma central convencional – com funções de re-chamada (call back), espera, desvio, captura, permissão para DDDs, entre outras. Mas é na compatibilidade com o Skype, no entanto, que está o diferencial do aparelho. O preço do VoIPx412, sugerido em R$ 1.390 para o consumidor final, chega a ser 70% a 80% superior ao de centrais convencionais do mesmo porte e de marcas como Digistar, Omega, Leucotron e HDL. Mas as chamadas realizadas via internet – que seus concorrentes diretos não são capazes de fazer – amortiza, de acordo com Marcos Cardoso, o valor do aparelho em cerca de quatro meses.

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Serviço: A página www.safesoft.com.br/pabx oferece mais informações sobre o VoIPx412.

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