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Apenas 17% dos brasileiros que têm celular utilizam a internet no aparelho | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Apenas 17% dos brasileiros que têm celular utilizam a internet no aparelho| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

O número de brasileiros que passou a utilizar a internet pelo celular mais que triplicou em apenas um ano. Apesar de apenas 17% das pessoas acessarem a rede por meio de seus celulares em 2011, esse número era de 5% no ano anterior – crescimento de 340% –, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

"Não há erro que possa contestar esses números", diz Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). "A tendência de crescimento é exponencial."

A porcentagem de brasileiros que acessavam a internet pelo celular se mantinha estável na pesquisa anual TIC Domicílios, do CGI.br: desde 2008, variava entre 6% e 5%. Em 12 meses, subiu para 17%.

O celular é a segunda tecnologia mais presente nos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão. Ele faz parte do cotidiano de 87% dos lares no país, enquanto a tevê chega a 98% deles. Em 2008, 72% das residências tinham o aparelho.

Em relação a outros dispositivos tecnológicos, como desktops e notebooks, a penetração é muito maior. Os computadores de mesa chegam a apenas 37% das residências, e os portáteis, a 18%.

Apesar dos avanços dos últimos anos, menos da metade das pessoas têm acesso à internet no Brasil. 45% da população se conectou à rede mundial de computadores nos três meses anteriores à pesquisa TIC Domicílios 2011. Em 2007, esse percentual era de 41%.

O local de maior acesso dos brasileiros continua sendo o domicílio: 69% das pessoas se conectam à web em casa.

Em seguida vêm os centros públicos de acesso pago (como lan houses), com 28%, e gratuito (como bibliotecas), com 6%.

Enquanto a porcentagem de brasileiros que utiliza centros de acesso pago tem caído drasticamente nos últimos anos, os acessos de centros gratuitos têm se mantido estáveis.

Em 2007, a maioria dos brasileiros pagava para acessar a internet de um centro público, como lan houses e cyber cafés. Enquanto 49% das brasileiros pagavam para acessar a internet de um centro público privado, apenas 40% acessava de casa. Em apenas cinco anos, a proporção se inverteu.

"O que todos nós queremos é a nacionalização da internet no domicílio", diz Alexandre Barbosa. Nos centros públicos de acesso gratuito, como telecentros, o valor permaneceu estável em 6% no mesmo período.

Compras virtuais

Menos de um terço dos brasileiros realizaram e-commerce em 2011, segundo o CGI.br. Apesar do crescimento de dez pontos porcentuais entre 2010 e 2011, de 19% para 29%, a questão cultural é um empecilho para o comércio virtual na internet.

"Ainda há uma grande questão cultural no Brasil, de pesquisar na internet, mas comprar pessoalmente", diz Juliano Cappi, do CETIC.br.

Mais da metade dos brasileiros com acesso à web fez pesquisas de preços virtuais nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2011, do CGI.br: 59%. Mas metade desses usuários ainda prefere fazer a compra física.

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