• Carregando...

Amanhã, um evento pode mudar a maneira de os brasileiros interagirem com o SL. Liderado pela Cidade do Conhecimento, da Universidade de São Paulo (USP), um movimento de pesquisadores pretende acabar com o modelo de negócios primitivo e a visão feudalista com que as empresas brasileiras têm explorado o universo 3D do game. Um grupo de seis universidades brasileiras já aderiu ao projeto Cidade do Conhecimento 2.0, apoiado também pela distribuidora do SL no Brasil, a Kaizen Games. Trata-se de um espaço sem fins lucrativos e de compartilhamento de informações com o objetivo de incubar projetos, promover oficinas e experimentar soluções para a Web 2.0.

A iniciativa, batizada de Second Life Pro Bono (termo jurídico atribuído à prestação de serviços voluntária), recebeu como doação um auditório pela University of Southern California, nos Estados Unidos, e um território pela Kaizen Games. "O Brasil no Second Life é infestado de marketing, faltava uma iniciativa com esse fôlego", afirma o diretor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz. É o primeiro passo, no Brasil, para a reprodução no ambiente virtual da cultura do Vale do Silício norte-americano, de onde vieram empresas como Apple, Google, Microsoft e Yahoo. "Projetos incubados ali podem virar grandes negócios. Buscamos essa convivência entre universidade e iniciativa privada."

Os primeiros projetos que a Cidade vai sediar são oficinas voltadas à própria utilização do SL. Além deles, qualquer pessoa pode inscrever idéias para serem desenvolvidas no câmpus virtual. Se, quando essas idéias estiverem maduras, houver interesse de empresários, o direito de vendê-las é do autor, e não das empresas envolvidas na Cidade do Conhecimento.

São parceiras da USP no projeto a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Faculdade Casper Líbero, a Universidade de Santo Amaro (Unisa) e o Mackenzie.

* * * * *

Serviço: Lançamento do câmpus Cidade do Conhecimento 2.0, amanhã, das 9h às 19h, na Ilha de Intercâmbio da University of Southern Califórnia (slurl.com/secondlife/MLBR%20Mosaico%201/256/256/23)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]