A Vale assinou um memorando de entendimentos com as empresas Andrade Gutierrez Participações, Neoenergia Investimentos e Votorantim Energia para a formação de um consórcio que deverá participar da licitação e do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA), informou a mineradora em comunicado nesta segunda-feira.

CARREGANDO :)

Com o memorando, a Vale e suas parceiras "se comprometem a desenvolver estudos para determinar a atratividade do empreendimento, avaliar as condições de participação no processo e, após estas etapas, formalizar instrumentos jurídicos definitivos que permitam sua entrada conjunta no leilão."

No último dia 10, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou à Reuters que dois consórcios iriam participar da disputa pela usina, que será a segunda maior do país, atrás apenas de Itaipu: um liderado pela Odebrecht e outro pela Andrade Gutierrez.

Publicidade

O leilão, cujo edital está previsto para "depois do carnaval" deverá ser realizado ainda no mês de março. A hidrelétrica terá capacidade para gerar cerca de 11 mil megawatts e os investimentos estão estimados em 20 bilhões de reais.

A estimativa do Ministério das Minas e Energia é de que a usina comece a gerar energia a partir de 2015.

Veja também
  • Lula: Brasil construirá usina hidrelétrica no Haiti
  • Justiça anula licenciamento ambiental para construção da Usina Baixo Iguaçu
  • Reavaliação de Belo Monte deve sair na próxima semana