• Carregando...

A Vale informou nesta quinta-feira que seu Conselho de Administração aprovou a listagem de ações da companhia na Bolsa de Valores de Hong Kong e a recompra de ações no valor de até 2 bilhões de dólares.

Além disso, foi aprovada pela diretoria da mineradora proposta de pagamento, em janeiro de 2011, de remuneração extraordinária de 1 bilhão de dólares aos acionistas, que ainda terá que ser submetida ao Conselho de Administração da empresa.

"Esta proposta visa retornar aos nossos acionistas o valor a ser recebido com a venda de ativos a ser concretizada no final de 2010, nos termos do que foi publicamente divulgado pela Vale em 2 de maio de 2010 ", informou a companhia em um comunicado.

A mineradora explicou que a listagem de ações já existentes na Hong Kong Stock Exchange (HKEx), na forma de certificados de depósito, decorre do fato da Ásia ser o principal mercado para os produtos da companhia.

"(A listagem) implicará na exposição direta da Vale ao mercado de capitais asiático, de dimensões consideráveis e o que mais se expande no mundo, com a expectativa de reflexos positivos sobre a liquidez, base de acionistas e precificação de nossas ações", avaliou a companhia.

Sobre a recompra de ações, a empresa informou que o objetivo é a permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento. A operação envolve até 64.810.513 ações ordinárias e até 98.367.748 ações preferenciais, correspondentes a 5 por cento do número total de ações de cada espécie em circulação ("free float"), com base na posição acionária de 31 de agosto de 2010.

O programa de recompra terá prazo máximo de 180 dias, a contar desta quinta-feira (23/9), com término em 22 de março de 2011.

A diretoria executiva da empresa informou ainda que levará ao Conselho de Administração a proposta de pagamento em outubro da segunda parcela da remuneração mínima ao acionista, no valor total bruto de 1,250 bilhão de dólares, com pagamento de remuneração adicional no valor total bruto de 500 milhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]