A Vale anunciou no final da noite de segunda-feira que sua controladora, Valepar, indicou o nome de Ricardo Flores para a presidência do conselho de administração da maior produtora de minério de ferro do mundo.

CARREGANDO :)

Flores, atual presidente do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, deve ter seu nome submetido ao conselho da mineradora em 25 de novembro.

O executivo substituirá Sérgio Rosa, ex-presidente do Previ e que ocupa a presidência do conselho da Vale desde maio de 2003.

Publicidade

A posse de Flores no Previ ocorreu em junho e, na ocasião, o executivo não havia indicado se assumiria também o cargo de presidente do conselho da mineradora. O mandato de Rosa expiraria em maio de 2011.

A mudança no conselho da Vale acontece em um meio a rumores de que o governo federal estaria inclinado a pressionar pela troca da presidência-executiva da mineradora, atualmente ocupada por Roger Agnelli.

Na composição acionária da Vale, o governo federal tem golden share na mineradora e participação de 5,4 por cento por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Enquanto isso, o Previ afirma deter 14,44 por cento de participação na empresa até junho deste ano.