• Carregando...
Emprego na indústria teve a segunda alta consecutiva no ano | Paulo Whitaker/Reuters
Emprego na indústria teve a segunda alta consecutiva no ano| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Depois de três meses em alta, o valor da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria caiu em agosto, com retração de 0,4% ante julho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em relação a agosto de 2008, o recuo foi de 6,2%. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a queda é de 2,2% ante 2008.

Para André Macedo, analista da coordenação de indústria do IBGE, o fato de o indicador ser muito volátil faz com que ainda seja cedo para afirmar se existe uma trajetória declinante. Em julho, o número ficou praticamente estável.

RetomadaO emprego industrial teve em agosto a segunda alta consecutiva do ano, crescendo 0,3% na comparação com o mês anterior. Apesar da retomada registrada em julho e agosto, o índice de ocupação acumula saldo negativo de 5,5% nos oito primeiros meses do ano ante 2008.

Para o economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, o desempenho do mercado de trabalho industrial foi "positivo", apesar da queda de 6,7% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, o emprego ainda apresenta recuo de 5,5%, além de queda de 3,5% em 12 meses.

"O emprego sempre responde de forma defasada aos movimentos da produção, mas já há uma trajetória melhor para a ocupação dentro da indústria e o desempenho daqui para frente estará diretamente atrelado ao ritmo da atividade industrial", observou Macedo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]