• Carregando...

As vendas no comércio varejista tiveram crescimento de 0,4% em junho, na comparação com maio. Foi o sexto mês consecutivo de crescimento na atividade do setor varejista, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, o comércio varejista do Paraná apresentou alta de 0,1%. Entre janeiro e junho deste ano, o setor acumula crescimento de 7,4% no estado. Na comparação entre os meses de junho deste ano e de 2006, o incremento foi de 7,3% no Paraná, enquanto no país todo houve aumento de 11,8%.

Segundo o IBGE, o aumento em junho, na relação com o mesmo mês de 2006, foi observado em todas as atividades do varejo nacional. O setor de móveis e eletrodomésticos foi o que registrou a maior expansão em junho na comparação com maio, com alta de 1,2%. Em relação a junho do ano passado, as vendas no setor tiveram crescimento de 16,2%.

O setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão de 0,2% em junho, em relação a maio. Na comparação com junho de 2006, o setor teve o maior peso no resultado global, com crescimento de 8,5%. Combustíveis e lubrificantes registraram alta de 0,1% na comparação com maio. Em relação a junho do ano passado, a alta foi de 5,9%.

O índice estadual foi puxado pelas vendas de automóveis, motocicletas e peças, que tiveram aumento de 42% na comparação com junho passado. Também contribuíram os segmentos de material de construção (26,4%) e combustíveis e lubrificantes (17,8%).

A taxa de expansão do varejo deve desacelerar nos próximos meses, dando seqüência ao que ocorreu em junho, quando o setor cresceu 0,4% sobre maio ante variação de 0,5% de maio sobre abril. A previsão é da economista Luiza Rodrigues, do Banco Santander, que prevê uma expansão de 9% em 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]