A escalada no preço do álcool deve ser bem absorvida pelo consumidor porque a penetração dos carros flex no país é bastante alta. Segundo dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos flex no Brasil em 2009 corresponderam a 88,2% do total comercializado no país, atingindo 2,6 milhões de unidades de carros e comerciais leves.
As vendas totais de veículos no mercado brasileiro foram de 3,1 milhões de unidades, alta de 11,4% ante 2008. A produção, no entanto, foi 1% menor do que no ano passado porque as exportações caíram 35%. Em 2009, pela primeira vez desde 2005, as importações foram maiores do que os embarques. Foram 369,3 mil unidades exportadas, contra 488,9 mil veículos importados o maior número da história. Com isso, a participação dos veículos vindos do exterior no mercado chegou a 15,6%. Essa participação, segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, deve se manter em 2010, chegando a cerca de 544 mil unidades importadas. Questionado a respeito dos efeitos negativos desse crescimento para o mercado brasileiro, ele afirmou que "se o número permanecer e as exportações se recuperarem, é possível sobreviver".
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