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O comércio de computadores pessoais (PCs) no Brasil totalizou 11 8 milhões de unidades vendidas no ano passado, o que representa um aumento de 10,6% sobre o ano anterior, de acordo com dados da consultoria IDC. O destaque foi o mercado de notebooks, que teve alta de 108%, atingindo 3,2 milhões de unidades vendidas.

Por sua vez, os netbooks, pequenos computadores portáteis, têm uma base de 100 mil unidades no Brasil, e respondem por 3% do mercado de notebooks. O analista responsável pelo estudo, Luciano Crippa, considera que o volume ainda é baixo, com poucos fabricantes, e a tecnologia é pouco conhecida pelos consumidores mas acredita que as vendas desse micro portátil devem dobrar até 2010, alavancadas por uma licitação já em andamento de 150 mil máquinas para o segmento educacional.

"Uma vez que a aceitação será cada vez maior entre os usuários domésticos, poderemos ter grandes surpresas neste mercado nos próximos dois anos", afirmou Crippa, em nota.

Para 2009, a consultoria IDC prevê uma retração de 11,5% nas vendas de computadores pessoais, de maneira geral. E em 2010, o mercado de PCs deve se recuperar da queda, conforme as conclusões do estudo "Brazil Quartely PC Tracker 4Q08".

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