As vendas reais de materiais de construção no país cresceram 5,15 por cento em setembro, na comparação com o mês imediatamente anterior, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgado nesta terça-feira.

CARREGANDO :)

Conforme a entidade, o fato de as vendas mostrarem expansão há cinco meses "reforça a tendência de retomada do crescimento do setor após a crise".

No acumulado de 12 meses, contudo, o desempenho do setor ainda é negativo. Segundo a Abramat, as vendas no intervalo de 1 ano até setembro mostram recuo de 10,90 por cento.

Publicidade

Em 2009 até setembro, segundo a associação, a venda de materiais de construção mostra retração de 15,26 por cento contra igual intervalo de 2008.

A Abramat mantém a previsão de queda de 5 por cento nas vendas reais da indústria neste ano. "Essa previsão representa um crescimento real de 8 por cento comparado a 2007, refletindo uma evolução mais realista do setor no ambiente pós-crise", comentou em nota o presidente da entidade, Melvyn Fox.

Em setembro, a indústria de materiais de construção empregava 0,93 por cento mais funcionários do que em agosto. Em relação a setembro de 2008, porém, houve encolhimento de 3,95 por cento nos postos de trabalho do setor.

Veja também
  • É preciso preparo para próxima crise, diz diretor do Fed
  • Arrecadação federal cai 11,3% em setembro ante 2008
  • Mantega: resultados de IOF no câmbio "não virão em 24 horas"
  • ANP: etanol deixa de ser vantajoso em 14 Estados