Em ano de Copa do Mundo, os fabricantes de televisores costumam adiantar os lançamentos para o primeiro semestre, de olho na demanda gerada pela transmissão dos jogos. Em 2010, não foi diferente. Mas impulsionadas pela queda de preços, pelo crédito facilitado e pelo grande número de lançamentos, pela primeira vez em ano de Mundial as vendas no segundo semestre podem superar as do primeiro.

CARREGANDO :)

Na média, as vendas de televisores no primeiro semestre costumam representar 40% do total anual. O Natal e o pagamento do 13.º salário fazem com que os outros 60% se concentrem na segunda metade do ano. Em ano de Copa do Mundo, existe uma inversão - no primeiro semestre são vendidos 60% dos televisores e no segundo, 40%. Mas essa regra não deve ser confirmada desta vez.

Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) mostram que, entre janeiro e junho a indústria vendeu, para o varejo, 6,4 milhões de aparelhos no país. Para o ano todo, a projeção é de 11,5 milhões - dado que, se confirmado, vai representar uma alta de 19,7% em relação a 2009. Esse resultado equivaleria a uma distribuição de 55% para o primeiro semestre e 45% para o segundo, já diferente do esperado em ano de Copa.

Publicidade

Os dados individuais dos fabricantes relativos à venda para o consumidor final confirmam essa tendência - e, em alguns casos, vão além. Na Samsung, que lançou toda sua linha 2010 em abril, a expectativa é a de que o segundo semestre será, no mínimo, semelhante ao primeiro em vendas. Mas o vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da empresa, José Fuentes Molinero Júnior, diz que a relação pode chegar a 40%/60%. No trimestre passado, os aparelhos 3D chegaram a se esgotar nas lojas - e isso apesar do preço salgado, que parte de R$ 3.999.

"Este ano devemos observar uma inversão de sazonalidade", confirma o gerente de produtos da LG, Francisco Silva. "A expectativa é a de que as vendas do segundo semestre representem 55% do total do ano." Panasonic e Sony preveem que os dois períodos do ano vão se igualar.

Veja também
  • Natal de 2010 será o melhor da década
  • Venda de material de construção sobe 7,8%