• Carregando...

As vendas de automóveis em outubro, primeiro mês de IPI "reajustado", surpreenderam as revendedoras do Paraná. Depois de amargar uma queda de 20% nas vendas da primeira quinzena, o mercado fechou o mês com crescimento de 6%. De acordo com a Fenabrave-PR (representante das concessionárias), foram vendidos 21,3 mil carros, contra 20,1 mil em setembro, quando o Imposto sobre Produtos Industrializados estava mais baixo. O diretor-geral da Fenabrave-PR, Luís Antônio Sebben, atribuiu o resultado ao aumento da confiança do consumidor, às facilidades de crédito e às promoções realizadas por montadoras e revendedoras.

Embora o mercado de veículos leves tenha recuado 2% no acumulado de janeiro a outubro, Sebben diz acreditar que as vendas fecharão o ano com expansão de pelo menos 3%, até por questão estatística. Como a base de comparação – o fim de 2008 – é muito fraca, tende a ser superada com certa facilidade. O desempenho das vendas no mês passado, 12,3% superior ao de outubro de 2008, reforça essa hipótese.

Na soma de todos os segmentos, o mercado automotivo cresceu 5% em relação a setembro, mas recuou 2% na comparação com outubro de 2008. As vendas de caminhões, implementos rodoviários e motos já demonstram recuperação, mas seguem abaixo dos níveis de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]