• Carregando...

O volume de vendas das indústrias do Paraná teve um aumento de 0,9% em novembro de 2013 em relação ao mesmo mês de 2012. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (3) pelo boletim Análise de Indicadores Conjunturais, compilado pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiepr). No acumulado do ano (janeiro a novembro de 2013), a pesquisa indica que onze dos dezoito gêneros pesquisados na indústria tiveram aumento nas vendas, em comparação a 2012. Os setores que tiveram as maiores altas foram "Vestuário" (32%), "Couros e Calçados" (22,8%) e "Metalurgia Básica" (15,4%).

Mas, se o volume de vendas de novembro for comparado com outubro de 2013, o levantamento registra uma queda de 2%, considerada "sazonal" segundo a nota da Fiepr. A queda inclui "dois dos três gêneros de maior participação na indústria paranaense – Alimentos e Bebidas (-6,45%) e Refino de Petróleo e Produção de Álcool (-5,26%)", de acordo com o texto.

"As boas notícias vêm, sobretudo, do resultado do PIB paranaense, que evoluiu 5% nos primeiros nove meses de 2013 e que deve continuar crescendo nesta velocidade em 2014, com perspectivas de safra recorde no Paraná", disse o economista do Departamento Econômico da Fiepe, Roberto Zurcher, na nota divulgada à imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]