• Carregando...

A indústria paranaense registrou em março um incremento de 22,8% nas vendas sobre fevereiro. Apesar da recuperação, o desempenho não foi o suficiente para puxar o resultado do primeiro trimestre deste ano, que no comparativo com 2014 registrou queda de 7,4%. As informações foram divulgadas pelo departamento econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que pesquisa mensalmente o desempenho de 18 setores da indústria do Estado.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o primeiro trimestre de 2015 mostrou retração nas vendas em 14 setores e aumento em apenas quatro. Nas áreas com desempenho negativo estão os três principais setores industriais do estado – Alimentos e Bebidas (-4,5%); Refino de Petróleo e Álcool (-7,5%); e Veículos Automotores (-22,3%). Os gêneros com maiores quedas foram Material Eletrônico e de Comunicações (-26,8%) e Borracha e Plásticos (-22,5%).

Os que tiveram maior aumento, por outro lado, foram Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (18,7%); Vestuário (7,4%); e Madeira (6,8%).

Indicadores

Da mesma forma, neste primeiro trimestre houve redução no indicador compra de insumos – queda de 16,3% – e na utilização de capacidade instalada (-6%).

As horas trabalhadas também caíram 6,1% e o nível de emprego teve queda de 3,8% frente ao primeiro trimestre do ano passado.

“Para os próximos meses, é importante acompanhar a eficácia das medidas anunciadas pelo governo federal, no sentido de reduzir a pressão inflacionária e assim impedir maior perda de poder aquisitivo da população, o que impacta diretamente no dinamismo das atividades econômicas de produção de bens e serviços”, avaliou em nota Maurilio Schmitt, coordenador do departamento Econômico da Fiep.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]